- Publicidade -
CotidianoLaboratórios da região de Campinas registram aumento de casos de gripe

Laboratórios da região de Campinas registram aumento de casos de gripe

Queda na vacinação e mudança na temperatura são indicadas como explicação do aumento de casos de gripe na região de Campinas

- Publicidade -

 

Laboratórios registraram aumento de casos confirmados de gripe (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Laboratórios registraram aumento de casos confirmados de gripe (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Laboratórios particulares que atendem cidades da região de Campinas têm registrado aumento nos casos confirmados de gripe. Segundo um levantamento, feita pela EPTV Campinas, mais da metade dos exames feitos neste mês de setembro apresentaram resultado positivo. A queda da vacinação e as mudanças de temperatura são algumas das explicações para o aumento.

Em uma rede de laboratórios que atende a região de Campinas, em setembro, até agora, foram confirmados 269 casos de gripe. Em agosto, os casos não passaram de 12. Já comparando com junho, julho e maio, foram apenas três casos positivos de influenza por mês. Já em outra rede de laboratórios, dos testes feitos, 56% deram positivo em setembro, contra 33% de positividade em agosto e nenhum resultado positivo entre julho, junho e maio.

Para a médica Juliana Oba Costa, alguns fatores contribuíram para o crescimento de casos, como a falta de adesão à campanha de vacinação contra a influenza, e o retorno do convívio das pessoas. Além disso, o tempo frio também aumenta a transmissão do vírus, que é mais fácil em ambientes fechados.

“As temperaturas mais baixas no mês de setembro favorecem que as pessoas fiquem em ambientes fechados, com pouca circulação de ar e isso facilita a transmissão de doenças respiratórias. É importante que as pessoas atualizem sua caderneta de vacinação e mantenham a vacinação de gripe em dia para a produção de anticorpos e manter o sistema imune alerta”, afirmou.

 

LEIA MAIS

Cinco apostas de Campinas acertam a quina da Mega-Sena; prêmio acumula em R$ 300 milhões

- Publicidade -

Polícia investiga homem que gravou vídeo lambendo arma em apoio a Bolsonaro em São Paulo

 

RESFRIADO

No Centro de Campinas, vários moradores confirmaram o “resfriado”. “Estou com a garganta pegando um pouco, começou anteontem, acho que é pelo tempo”, disse a dona de casa Geralda Lima. O aposentado Nelson Antônio Oliveira também relatou sintomas gripais. “Comecei a sentir um pouco da garganta irritada e espirrando, com dor de cabeça, foi com a mudança do tempo, tomei até chá de gengibre em casa”, contou.

O aumento também é percebido com o aumento de vendas de lojas de produtos naturais, que oferecem suplementos para a imunidade. Entre os produtos mais procurados, estão própolis e combos de vitamina. A proprietária de uma loja desse tipo, em Vinhedo, conta que as vendas aumentaram neste mês.

“A gente tem tido variações muito bruscas de temperatura. Durante o dia a gente vive praticamente as quatro estações. Quando isso acontece é ao menos de 10% a 15% no aumento na procura de suplementos para aumentar a imunidade”, contou Natasha Montagnoli.

VACINA DE GRIPE

Em Campinas, neste ano, a vacina contra a gripe foi liberada para o público em geral em junho, e ficou disponível em centros de saúde. A dose contra Influenza protege contra vírus H1N1, a cepa B e o H3N2 do subtipo Darwin, responsável pelo surto da doença que atingiu o Brasil no final do ano passado e começo de 2022.

 

LEIA TAMBÉM

Surto de meningite: SP intensifica vacinação da população

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -