Uma moradora do Jardim Planalto, em Jaguariúna, foi alvo duas vezes do mesmo suspeito na madrugada desta terça-feira (6). De acordo com a vítima, o primeiro furto ocorreu às 0h15 e o homem foi flagrado durante a ação pelas câmeras de vigilância da residência.
Segundo a moradora, ela acionou a Polícia Militar através do telefone 190, mas a ligação foi encaminhada ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Campinas. Após uma longa espera pelas viaturas, a dona da residência tentou o contato com a Guarda Civil Municipal pelo 153, mas não foi atendida.
“Não tem policiamento. Até perguntei para um policial militar e ele me disse que a Polícia Militar tem de duas a três viaturas, depende do plantão, e que a Guarda Municipal tem em torno de cinco viaturas. Só que a Guarda Municipal não atende. Todas as vezes em que é necessário, ela não atende. E a Polícia Militar está tendo este problema, que a ligação cai em Campinas e eles têm que encaminhar essa ocorrência para a equipe da cidade. E até que essa informação chegue na cidade, já se passaram dez minutos”, defende a moradora.
Através de um contato pessoal com um agente da Polícia Militar, viaturas foram enviadas à residência e os policiais verificaram as imagens das câmeras de segurança. Segundo a vítima, uma ronda policial foi solicitada.
Pouco mais de duas horas depois, às 2h40, o assaltante retornou à casa para um segundo roubo. Os residentes foram até a rua e começaram a pedir ajuda dos vizinhos. Devido ao barulho, o suspeito foi embora e a PM foi acionada novamente.
Durante uma segunda ronda policial, o homem foi localizado e detido. De acordo com a vítima, o suspeito já possuía passagem criminal e estava em liberdade condicional.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a administração municipal afirmou que “não consta nos registros qualquer ligação realizada ao 153” através dos telefones de contato da vítima, mas que será apurado “internamente se houve alguma falha do operador do sistema 153 para, se for o caso, poder tomar as devidas providências”, relata.