Um levantamento realizado por uma consultoria britânica colocou a Unicampp (Universidade Estadual de Campinas) entre as 200 melhores universidades do mundo. O ranking avaliou 1.569 instituições de ensino superior e analisou 54 áreas dos cinco campos do saber: Artes e Humanidades, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Gerenciamento, Ciências da Vida e Medicina e Engenharia e Tecnologia.
O “QS World University Rankings 2023” foi elaborado pela consultoria QS, referência mundial na avaliação de universidades. Nesta edição, a Unicamp ficou entre as 100 melhores do planeta em nove pesquisas: Engenharia do Petróleo, Odontologia, Engenharia Agrícola, Antropologia, Estudos do Desenvolvimento, Línguas Modernas, Engenharia Química, Sociologia e Engenharia Elétrica.
A Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, assumiu a primeira posição em quatro das cinco categorias do ranking. A exceção foi o campo de Engenharia e Tecnologia, liderado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).
LEIA TAMBÉM
Vídeo flagra motorista embriagado atropelando três na calçada em Limeira
‘Gangue da marcha ré’ é perseguida após tentar furtar clínica e loja em Indaiatuba
Das universidades brasileiras que estão presentes na classificação, a Unicamp obteve o segundo melhor resultado geral. Por sua vez, o Brasil ficou com a 15ª posição entre os países com cursos mais bem-avaliados. Além disso, segundo o levantamento, o país possui o 20° sistema de ensino superior mais forte do mundo.
Áreas em que a Unicamp aparece entre as melhores do mundo:
- 24ª Engenharia do Petróleo
- 29ª Odontologia
- 46ª Engenharia agrícola
- 51ª Antropologia
- 51ª Estudos do Desenvolvimento
- 76ª Línguas Modernas
- 79ª Engenharia Química
- 86ª Sociologia
- 95ª Engenharia Elétrica
LEIA MAIS
Evento traz 40 faculdades e escolas estrangeiras a São Paulo