A Prefeitura de Campinas abriu nesta sexta-feira (19) uma consulta pública sobre a nova licitação do transporte público coletivo da cidade.
Os moradores têm 90 dias para enviar opiniões, críticas e sugestões sobre o edital que vai definir a nova concessão do sistema.
Quem quiser participar deve preencher um formulário que está disponível no site da Prefeitura: portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/transportes. Basta clicar no menu “Concessão do Transporte Público” e, na sequência, abrir a aba “Formulário de Participação Popular”, abrindo a janela do questionário.
LEIA MAIS
Dois homens furtam moto em frente a oficina mecânica de Valinhos; vídeo
Bandidos invadem condomínio, fazem reféns e roubam 2 casas em Valinhos
FORMULÁRIO
É necessário preencher o documento com o nome completo, instituição, bairro e e-mail e depois escolher sobre quais assuntos quer comentar entre os seguintes:
- Áreas e lotes
- BRT
- Corredores e faixas exclusivas
- Critérios para licitação e contrato
- Custos
- Demanda
- Frota
- Gratuidade e benefícios
- Investimentos
- Pagamentos
- Postos de recarga
- Receitas (Subsídio)
- Redes de linhas
- Sustentabilidade
- Tarifas
- Tecnologias
- Outro(s)
O formulário também pode ser acessado no site da EMDEC em www.emdec.com.br/novotransporte. O cidadão pode consultar todos os detalhes da proposta de minuta do edital.
URNAS
Os moradores de Campinas também vão poder participar através de urnas que vão estar disponíveis nos terminais Barão Geraldo, Campo Grande, Central e Ouro Verde. Após os 90 dias, a Prefeitura vai revisar e consolidar a participação popular para publicar o edital definitivo de licitação.
NOVA CONCESSÃO
A nova concessão do transporte público de Campinas vai ser realizada por um período de 15 anos, prorrogável por mais cinco. A operação será dividida em dois lotes, o 1, que engloba as regiões Norte, Oeste e Noroeste da cidade, e o 2, que abrange as áreas Leste, Sul e Sudoeste. Cada lote vai ter três regiões operacionais.
No novo edital, devem entrar as seguintes exigências para as concessionárias:
- Ônibus Novos
- Mais confortáveis
- Mais silenciosos
- Menos poluentes
- Mais informações confiáveis e em tempo real aos usuários
- Menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais
- Viagens mais rápidas
- Fim dos créditos expirados
Os veículos do BRT devem ser integrados ao sistema e ter:
- Ar-condicionado
- Wi-fi
- Tomadas USB
- Câmeras CFTV
- GPS
- Terminal de computador de bordo