O forte temporal que assola o Litoral Norte do estado desde sábado (18) deixou mortes e diversos transtornos pelas cidades litorâneas. Em apenas três dias, choveu 600 milímetros na região, informa o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
O último boletim publicado pelo governo de São Paulo, às 12h54 desta segunda-feira (20), mostrou que as chuvas no Estado já deixaram mais de 1.730 pessoas desalojadas e 766 desabrigadas. Até esse horário, foram contabilizadas 36 mortes, dos quais 35 em São Sebastião e uma em Ubatuba, ambas cidades do litoral norte do Estado.
Ana Avila, meteorologista do Centro, relata que era esperado 300 mm de chuva durante o mês de fevereiro, no entanto, choveu o dobro nas cidades apenas neste final de semana. A meteorologista ainda informa que estava previsto para chover 200 mm durante o sábado (18) e o domingo (19), o que já seria o suficiente para causar transtornos.
“200 milímetros em 24h é um grande volume de chuva. A média climatológica de chuva ali para aquela região para o mês de fevereiro é em torno de 300 mm, só que desde a sexta-feira, durante este fim de semana, houve mais de 600 mm, mais do que o dobro apenas nesse final de semana. Ou seja, mais do que o dobro esperado para todo o mês de fevereiro”, informou Ana Avila.
LEIA MAIS
Campinas fecha cinco lojas de conveniência após fiscalizações no Carnaval
Chuva no Litoral: veja quais estradas ainda estão bloqueadas após temporais
O QUE PROVOCOU?
A meteorologista também explicou que o evento extremo foi provocado pela chegada de uma frente fria que vinha do sul do país acompanhada por uma massa de ar com temperaturas mais baixas e que ela, associada ao calor e a umidade proveniente da região norte do país, que ocasionou a chuva concentrada de grande volume em um curto espaço de tempo.
DEFESA CIVIL
A Defesa Civil de Campinas anunciou nesta segunda-feira (20) que busca moradores da cidade que estejam ilhados no Litoral Norte. O órgão também colocou o telefone 199 à disposição de familiares que buscam informações sobre os parentes que estejam na região e ainda ofereceu auxílio técnico e o envio de mantimentos às cidades afetadas.
Os temporais já causaram ao menos 36 mortes, deslizamentos, alagamentos e bloqueios nas rodovias que dão acesso a Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) decretou alerta vermelho para esses municípios, já que as fortes chuvas devem seguir hoje, com chance de precipitações superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia.
O município também alega que as pessoas de Campinas podem ligar no número 199 da Defesa Civil “para buscar informações sobre parentes que estão na região de São Sebastião”. Por fim, detalha que quatro toneladas de alimentos e roupas “serão enviadas ao litoral assim que houver liberação” da estrada e dos acessos às áreas atingidas. Não há prazo, porém, para que isso aconteça.
LEIA TAMBÉM
Veja o que fazer durante a situação de emergência nas praias de SP