Entulho, lixo e galhos de árvores tomaram conta do leito do Rio Capivari em um ponto localizado na região central de Monte Mor. Entre os itens represados em uma antiga passarela estão isopor, embalagem plástica, garrafa pet e até brinquedos.
Além disso, 200 metros à frente a manilha da ponte seca da Rua Siqueira Campos está obstruída. Com a chuva dos últimos dias, os moradores estão em alerta para o risco de enchentes.
“Cada chuva violenta que dá aqui alaga o coração do Centro de Monte Mor”, relata o aposentado Nelson Brasil Filho.
O que dizem os responsáveis?
Em nota, a Prefeitura de Monte Mor informou que não tem recursos pra fazer a limpeza do Rio Capivari e que já solicitou ao governo do estado obras de desassoreamento. A Administração municipal ainda disse que a maior parte do lixo acumulado no leito é proveniente da cidade de Campinas.
Já o governo do estado disse que a Prefeitura aderiu nesta quinta-feira (5) ao programa “Rios vivos”, que prevê um conjunto de ações para a recuperação dos rios, e que o processo de desassoreamento deve começar nos próximos dias.
“O pacote inclui o desassoreamento de 640 metros do córrego central e está previsto também, numa segunda fase, o desassoreamento de 3.500 metros do córrego aterrado, 1.240 metros do córrego água choca e 340 metros do Rio Capivari”, informou o governo estadual.
A Prefeitura de Campinas informou que vai enviar uma equipe da secretaria de Serviços Públicos para avaliar a situação e informou que faz a manutenção preventiva dos córregos na metrópole para garantir a fluidez da água da chuva.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS
Construção de usina em Fortaleza pode prejudicar cabos de internet? Entenda