Um fenômeno astronômico poderá ser visto no céu de Campinas durante as primeiras horas desta quinta-feira (6). A Lua Cheia Rosa terá o seu ápice por volta das 1h34 e poderá ser vista a olho nu. Contudo, apesar do nome, a lua não terá mudança na cor.
“Ela (a lua) fica cheia e bonita, mas ela não vai ficar rosa. Os indígenas americanos tinham o costume de nomear as luas, o que para eles era mais fácil já que eles não tinham um calendário como nós temos, com dias e meses. Então, eles batizavam algumas luas para poderem se organizar no dia a dia”, explicou o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini.
LEIA TAMBÉM
Governo vai devolver dinheiro do IPVA para 1,4 mil donos de veículos em Campinas; veja quem pode
Bom Prato terá cardápio especial para almoço de Páscoa nesta quinta, em Campinas
Ainda segundo o astrônomo, o nome do fenômeno surgiu a partir da flor Phlox subulata, que forrava os campos durante a Primavera norte-americana, que ocorre durante o mês de abril. Devido à coloração rosada da flor, a lua deste período do ano foi nomeada de Lua Rosa.
A Lua desta quarta não estará muito longe e nem muito perto da Terra, sendo perfeita para observação. Hoje, ela irá nascer por volta das 17h55 e se pôr às 5h38. Além disso, o planeta Vênus estará visível na nossa região no começo da noite desta quarta-feira (5), chamada aqui no Brasil de Estrela Dalva.
No calendário cristão, o fenômeno desta madrugada é chamado de Lua Pascal, já que é utilizada para se calcular a data da Páscoa. De acordo com a tradição, o feriado é celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera.
OUTRO FENÔMENO DO ANO
O astrônomo ainda comenta que teremos outra Lua Cheia “colorida” neste ano. Em agosto, a Lua Cheia Azul também poderá ser avistada nos céus brasileiros e, assim como a Lua Cheia Rosa, ela também não terá alteração na cor.
LEIA MAIS