No Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Prefeitura de Campinas oferece testagem de HIV de graça nesta quinta-feira (1º) na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral, no Centro. O objetivo é relembrar a importância dos testes e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico – veja abaixo.
A coordenadora do projeto Viva Melhor, responsável pela ação, Liliana Mussi, lembra que o HIV, se constatado com antecedência, pode ser tratado com mais efetividade. O diagnóstico também pode impedir que o vírus seja retransmitido.
“O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. Quem tem HIV, não vive com Aids. A pessoa sabendo da sua condição sorológica, tendo um resultado reagente para o HIV e fazendo o tratamento, não vai desenvolver a Aids. Quando a pessoa faz o tratamento, ela não transmite HIV a outras pessoas”, diz.
COMO É O TESTE?
O teste é feito com um furo superficial nos dedos da mão. Uma gota de sangue é coletada e o resultado, que é sigiloso, sai em até dois minutos. Se o teste for reagente, porém, a pessoa é encaminhada para o atendimento especializado no CRT (Centro de Referência e Treinamento) do Programa DST/Aids da cidade.
LEIA TAMBÉM
Motoristas fazem paralisação de ônibus em Campinas e Valinhos
Dezembro começa com tempo instável em Campinas; veja a previsão
O QUE É A AIDS?
A Aids é causada pelo HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções e pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Algumas semanas depois da infecção, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e dor de garganta.
A doença costuma ser assintomática até evoluir para Aids, que tem entre os sintomas, a perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções.
SERVIÇO
A tenda foi montada em frente à Catedral e pode ser acessada pelo calçadão da Rua 13 de Maio e a Avenida Francisco Glicério. A testagem acontece até 14h. No local, também são distribuídos autotestes de HIV e preservativos de graça.
LEIA MAIS