O Carnaval da diretora de escola Vanessa Lara, de Campinas, não saiu como planejado neste ano. Após viajar com o marido, a sogra e a filha de 1 ano e 5 meses para São Sebastião, no Litoral Norte, na última sexta-feira (17), a folia durou apenas um dia. Com a chuva do final de semana, que acumulou 600 mm em apenas três dias, a família ficou ilhada.
“No final do dia, descansando na casa, começou a chover e não parava. Quando a água estava chegando na minha filha na cama, corri e levei tudo para o carro”, relata.
De acordo com Vanessa, a água subiu muito rápido e atingiu os veículos. Com isso, tiveram perda total dos carros. “Achamos no lado de fora da casa um quarto no alto. Subimos e ficamos lá até domingo à tarde, quando a água baixou para altura da cintura. Fiquei com a bebê e a minha sogra conseguiu descer para cozinhar”, comenta.
LEIA TAMBÉM
Campinas tem aumento de 30% na procura por imóveis próprios, indica Creci
Defesa Civil de Campinas restabelece contato com 66 pessoas isoladas no Litoral Norte
A diretora de Campinas explica que tiveram tempo apenas de avisar um cunhado e sua esposa, que também viajavam com uma criança de um ano. Como ainda não haviam chegado à praia, eles voltaram. Mesmo assim, passaram dificuldades na estrada.
Sem familiares em Campinas para fazer a ligação, Vanessa não conseguiu pedir ajuda à Defesa Civil da cidade. Pela manhã, pegou uma carona com um morador local para buscar mantimentos.
“Agora começou a ter ônibus na beira da estrada, deixando no Centro de São Sebastião. A Defesa Civil daqui pediu para, se estivermos seguros, aguardar e pegar o ônibus gratuito amanhã de manhã”, afirma.
RESGATE
A apuração do acidade on Campinas entrou em contato com a Defesa Civil de Campinas e, como se trata de uma família com criança pequena, é possível o envio de um carro para buscá-los. “Já conversamos com a família e a Defesa Civil de Campinas irá buscar essa família”, afirma o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Segundo Sidnei, como a família está em um local seguro, o carro deve ir pela manhã desta quarta-feira (22). “Eles estão em local seguro. Tem previsão de chuva agora à noite. Ela pediu logo pela manhã”, conclui.
CHUVAS NO LITORAL
Ao menos 45 pessoas morreram vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo entre a noite de sábado (18) e a madrugada de domingo, dia 19. Somente em São Sebastião, município mais atingido, são 44 mortes confirmadas pelo governo do Estado.
Outra vítima é uma menina que morreu ao ser atingida pelo deslizamento de pedras em Ubatuba. O governador do Estado, Tarcísio de Freitas afirmou que há ainda entre 30 e 40 desaparecidos. Em boletim divulgado na manhã desta terça-feira (21), o governo de São Paulo informou ainda haver 1.730 pessoas desalojadas – e que 766 estão desabrigadas (Com informações da Agência Brasil).
LEIA MAIS