- Publicidade -
CotidianoMaior avião de carga do mundo pousa em Campinas; veja vídeo

Maior avião de carga do mundo pousa em Campinas; veja vídeo

O avião possui 69 metros de comprimento, equivalente ao lado menor de um campo de futebol onde ficam as traves, e cerca de 21 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares

- Publicidade -
- Publicidade -

Quem estava passando pela manhã deste sábado (15) próximo a Rodovia Santos Dumont, em Campinas, pôde avistar um verdadeiro gigante no céu. O maior avião de transporte de cargas do mundo, o Antonov AN-124 pousou por volta das 11h35 no Aeroporto Internacional de Viracopos e atraiu muitos curiosos.

O avião possui 69 metros de comprimento, equivalente ao lado menor de um campo de futebol onde ficam as traves, e cerca de 21 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares. Sua envergadura, a distância entre as pontas das asas, é de 73 metros.

Veja o vídeo:

Por que o maior avião de carga do mundo aterrissou em Campinas?

De acordo com informações das plataformas de rastreamento online de voos, a aeronave, que é operada pela empresa ucraniana Antonov Airlines, decolou do Aeroporto Internacional Malpensa, em Milão, Itália. Uma escala foi feita na Ilha do Sal, em Cabo Verde antes de chegar a Campinas.

O voo teve como objetivo buscar uma peça em uma empresa do Paraná e transportá-la para o Chile.

Veja curiosidades sobre o Antonov AN-124:

Origem

O cargueiro tem suas raízes na antiga União Soviética e foi produzido pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, há quarenta anos, em 1982. Durante seis anos, o Ruslan deteve o título de maior avião do mundo, até que, em 1988, foi superado pelo Mryia, também da mesma empresa. Em 2022, o Mryia foi destruído durante um conflito armado.

Nome

O Antonov recebe o nome oficial de Ruslan, em honra a um herói russo e soviético. A OTAN designou o avião com o codinome Condor. No Brasil, entusiastas da aviação o apelidaram de “Toninho”.

- Publicidade -

Decolagem

A aeronave possui três conjuntos de trem de pouso, totalizando 24 rodas, projetados para sustentar tanto o seu peso quanto a capacidade de carga.

O Antonov Ruslan requer uma “pista de código 4” para decolar, o que significa que precisa de pistas com mais de 1.800 metros de comprimento. Por exemplo, o aeroporto de Salvador possui uma pista de 3.003 metros. No entanto, para pousar, o avião necessita apenas de mil metros de pista, uma característica que pilotos chamam de “pouca pista”.

Carga

Em termos de capacidade de carga, o cargueiro pode transportar até 150 toneladas, equivalente ao peso médio de 10 ônibus. No entanto, o recorde registrado foi de 135 toneladas, alcançado em 1993, quando o Antonov Ruslan transportou um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia.

Atualmente, o avião é utilizado para transportar uma variedade de cargas, com destaque para equipamentos pesados e produtos da indústria de mineração. No entanto, o Antonov Ruslan foi originalmente projetado para o transporte de tanques, tropas, lançadores de mísseis e outros materiais militares.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Último final de semana de Outono terá temperatura acima da média em Piracicaba

Dois são presos em Piracicaba em Operação contra Jogos de Azar

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -