- Publicidade -
CotidianoMais dois cruzamentos de Campinas recebem semáforos inteligentes

Mais dois cruzamentos de Campinas recebem semáforos inteligentes

Equipamento calcula o tempo semafórico baseado no fluxo de veículos e já funciona em sete cruzamentos de Campinas

- Publicidade -
Semáforos “inteligentes” passam a funcionar em novos cruzamentos de Campinas (Foto: Divulgação/PMC)

*Matéria atualizada às 15h44 do dia 16 de julho de 2022

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) colocou em funcionamento os semáforos “inteligentes” em mais dois cruzamentos da cidade. 

No cruzamento da Av. Theodureto de Almeida Camargo com a Rua Carolina Florence, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, região do Taquaral, são cinco câmeras instaladas. 

Já na região da Vila Industrial, os equipamentos passaram a funcionar no cruzamento entre as ruas Dr. Pereira Lima, Avenida General Euclides de Figueiredo e Avenida Dr. David Vicente. No trecho, são três câmeras instaladas.  

LEIA MAIS 
Homem em situação de rua cai de viaduto e morre atropelado em Campinas  
Moradores denunciam água branca em torneiras do Campo Grande, em Campinas

TECNOLOGIA 

- Publicidade -

Os semáforos “inteligentes” contam com uma tecnologia que regulariza automaticamente o tempo a partir do fluxo de veículos identificado pelas câmeras, que são instaladas nos braços semafóricos. Assim, é possível que o semáforo fique aberto mais tempo em vias que apresentam um trânsito mais intenso.   

Outros critérios levados em conta pela tecnologia para controlar os fluxos nos cruzamentos são os intervalos sem que haja a passagem de veículos e a presença de veículos com prioridade, como ambulâncias e viaturas policiais.   

Segundo a Emdec, os equipamentos vão ajudar a evitar picos nos cruzamentos e também inibir os motoristas que passam pelo sinal vermelho e colocam em risco a segurança da via. “Essa tecnologia favorece a fluidez viária e diminui o tempo de deslocamento das pessoas pela cidade”, diz o presidente da empresa responsável pelo trânsito, Vinicius Riverete. 

ESCOLHA DOS CRUZAMENTOS 

Os cruzamentos que recebem os equipamentos foram selecionados por causa do volume de veículos e a importância estratégica dos locais. 

A Av. Theodureto de Almeida Camargo recebe um fluxo de entrada e saída da cidade, enquanto a Rua Dr. Pereira Lima dá acesso à Rodoviária de Campinas, o Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo”, que apresenta trânsito intenso principalmente em feriados prolongados. 

SEMÁFOROS EM CAMPINAS 

A cidade conta com 678 cruzamentos semaforizados. São 633 de regulamentação e 45 de advertência. Já o projeto-piloto de semáforos “inteligentes” foi iniciado pela Emdec com a implantação das câmeras no cruzamento das vias Waldemar Paschoal e Marechal Carmona, na região central, em 2019. 

Em 2021, os equipamentos passaram a funcionar entre as ruas Engenheiro Cândido Gomide e Camargo Paes, no Jardim Guanabara; Avenida das Amoreiras x ruas Maria Anna Cremasca Levantezi x Antônio Vicente Levantezi, no Parque Montreal.

Em abril, os semáforos “inteligentes” foram implantados nos cruzamentos das vias Waldemar Paschoal e Antônio Cesarino, no Centro; e das avenidas Suaçuna e Jacaúna, na Vila Aeroporto. 

LEIA TAMBÉM 
Empresas focam em metas de sustentabilidade a longo prazo

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -