As famosas “águas de março” devem ocorrer já no início desse mês, em Campinas. De acordo com a previsão estendida do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a tendência é de chuvas volumosas para as próximas duas semanas, até o dia 13 de março.
Já na segunda quinzena do mês, as chuvas irão para a normalidade, sem semanas atipicamente chuvosas ou secas. Segundo o Centro, março já é considerado o primeiro mês do “Outono Meteorológico”, período em que ainda ocorrem acumulados de chuvas expressivos, mas as temperaturas médias apresentam declínio, em comparação com o trimestre anterior.
“A gente entra no ‘Outono Meteorológico’, que é uma estação de transição. Em março ainda tem bastante chuva, mas as temperaturas já dão sinal de declínio. Depois, a partir de abril, é que as chuvas já caem bastante os acumulados”, relata o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.
LEIA TAMBÉM
Deslizamento de terra causado pela chuva deixa 10 famílias desabrigadas em Vinhedo
Campinas abre 800 vagas para castração gratuita de cães e gatos em Barão Geraldo
De acordo com o meteorologista, o “Outono Meteorológico” é composto pelos meses de março, abril e maio. O contraste maior está previsto para abril, quando as temperaturas e os volumes de chuva começam a cair.
“A transição mais abrupta se dá a partir de abril, quando o volume médio de chuva mensal é bem inferior e o declínio nas temperaturas médias é mais pronunciado”, afirma o boletim meteorológico do Cepagri.
Confira as médias registradas para o próximo trimestre:
Março
– 165,2 mm de chuva acumulada
– 19,2ºC de mínima
– 30ºC de máxima
Abril
– 67,6 mm de chuva acumulada
– 17,4ºC de mínima
– 28,8ºC de máxima
Maio
– 62 mm de chuva acumulada
– 14,3ºC de mínima
– 25,8ºC de máxima
CHUVAS EM FEVEREIRO
De acordo com o Cepagri, o mês de fevereiro registrou, entre às 0h do dia 1º até às 24h do dia 28 de fevereiro, um acumulado de chuvas de 159,1 mm, distribuídos em 19 dias com precipitação.
Segundo o Centro, a média climática para o mês, que caracteriza o clima regional e serve como parâmetro de referência, é de 198,3 mm de chuva, distribuídos em 12,4 dias de precipitação.
LEIA MAIS
Feirão Limpa Nome: Saiba até quando cidadão poderá renegociar dívidas