A Unidade Pediátrica Mário Gattinho, em Campinas, vai abrir de forma antecipada 15 novos leitos de enfermaria na próxima semana. A data exata ainda não foi divulgada, mas a intenção da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar é reforçar o atendimento no período de sazonalidade das doenças respiratórias, que ocorre nos meses de Outono e Inverno.
O local já deveria ter recebido novos leitos até fevereiro, mas as condições do tempo atrasaram o cronograma definido inicialmente pela rede municipal. Com a medida, o complexo que funciona entre as avenidas Prefeito Faria Lima e Amoreiras vai passar a contar com 34 vagas pediátricas de enfermaria, já que o Hospital Municipal Doutor Mário Gatti tem atualmente 19 leitos deste tipo.
A Unidade Pediátrica Mário Gattinho começou a funcionar em dezembro. Na época, o planejamento era transferir em até dois meses os leitos de enfermaria e UTI do quarto andar do Mário Gatti. Como isso não ocorreu, o novo prazo estabelecido pelo município foi de conclusão de obras em 24 de março, seguido de limpeza, instalação de mobiliário e início das internações em abril.
“A previsão para o início das internações na unidade pediátrica era a partir de 3 de abril, após o adiamento do cronograma de entrega em função das fortes chuvas que atingiram Campinas desde dezembro e afetaram o ritmo das obras. Mas a necessidade de garantir estrutura de enfermaria para crianças, levou a rede a antecipar a abertura de 15 leitos já na próxima semana”, diz a rede.
TOTAL DE LEITOS
O objetivo é que o Mário Gattinho funcione com 100% da capacidade a partir de abril, quando terá 56 leitos, 13 a mais em relação aos atuais. Serão 14 vagas de UTI, 15 de enfermaria, nove de retaguarda e dois de urgência. Além disso, também haverá vagas que poderão ser convertidas em caso de necessidade.
“Nove leitos para internação de lactentes (crianças até dois anos de idade) que poderão ser convertidos em leitos de unidade de cuidados intermediários em caso de necessidade, além de área para recuperação pós-anestésica (RPA) com quatro leitos e mais três leitos-dia”, explica o comunicado da Prefeitura.
LEIA TAMBÉM
Operação contra contrabando de combustíveis cumpre mandados em Campinas
Vazamento de água causa enxurrada no Cambuí, em Campinas
AUMENTO DA DEMANDA
Em 14 dias de março, o Mário Gattinho atendeu 3.476 crianças, média de 248 por dia. No mesmo período de fevereiro, segundo a Rede Mário Gatti, foram 2.548 atendimentos, média de 182 por dia. Além disso, “em fevereiro, crianças com sintomas respiratórios representaram 18,3% do total e, em março, 36,1%”.
OCUPAÇÃO DA REDE
De acordo com a secretaria de Saúde, até esta quarta-feira (15), a Rede Mário Gatti tinha 100% de ocupação de leitos pediátricos no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi, conhecido como Ouro Verde, e no Hospital Municipal Mário Gatti. “Os 15 leitos de UTI no Ouro Verde e 10 no Mário Gatti estão ocupados. Dos 11 leitos de enfermaria no Ouro Verde, há apenas um vago”, diz.
Somente no Mário Gatti, segundo a nota, 32 crianças estão internadas, destas, 19 estão na enfermaria do quarto andar, oito na retaguarda do pronto-socorro infantil e outras cinco internadas em leitos de observação e emergência.
LEIA MAIS