A Mata Santa Genebra, em Campinas, foi escolhida para “guardar” uma cápsula do tempo com várias mensagens para o futuro. A ação foi feita na manhã desta terça-feira (19) pela equipe do programa Terra da Gente, da EPTV.
A ideia foi inspirada no tema do Eptv na Escola desse ano, que aborda a conexão das pessoas com a natureza.
A cápsula será aberta em 10 anos e em seu interior caixa foram colocadas descrições sobre espécies da fauna, flora atual e também depoimentos de pessoas, principalmente jovens e crianças, dizendo o que esperam do futuro. Além de enterrar a caixa no local, foi feito o plantio de muda de Jatobá.
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil emite novo alerta para forte onda de calor nos próximos dias
Cachorro cai no Piçarrão e é resgatado pela PM; veja vídeo
A ideia da cápsula é incentivar as pessoas a terem uma relação maior com a natureza. A proposta foi incentivar pais, professores, crianças e jovens a revisitar essa questão da relação com a natureza e como a falta dela tem afetado o desenvolvimento físico e mental das pessoas. Estudos indicam que esse afastamento da natureza, em decorrência da urbanização e da tecnologia, gera reflexos na saúde, como epidemia de miopia, transtornos na aprendizagem entre outros.
“Por isso o Terra da Gente promoveu esse debate para que as pessoas entendam como a natureza pode contribuir e como a falta dela é tão prejudicial. O projeto da cápsula do tempo é uma conclusão de toda uma etapa de trabalho que fizemos”, explicou Lizzy Martins, coordenadora de redação do Terra da Gente.
“Nesse tempo todo da nossa existência a natureza vem sendo agredida. Nossa casa, o Eco que significa casa. Nós precisamos cuidar mais dela. As pessoas estão começando a perceber que a vida não é só ter, é preciso ser, existir junto com algo. A casa aqui não é dá gente, ser humano, a casa é de todos. Quem sabe daqui há 10 anos quando a gente desenterrar essa caixa o que a gente vau ver nos relatórios dos biomas, não diminuiu mais melhorou, cresceu um pouco nossa cobertura vegetal. A importância é isso, lembrar as pessoas que temos que nos preocupar com a vida em sua plenitude, ou seja, como um todo e não só com uma parte”, afirmou Ciro Porto, diretor do Terra da Gente.
A equipe do Terra da Gente assinou, junto com a Prefeitura e coordenação da Mata Santa Genebra, um termo de compromisso de que a cápsula será aberta em 10 anos.