O Hospital Maternidade de Campinas afirmou nesta segunda-feira (28) que as consultas na unidade de Saúde estão suspensas por tempo indeterminado devido ao furto de materiais e equipamentos no final de semana. Segundo o presidente da instituição, Marcos Miele, as consultas ainda não serão retomadas nesta terça-feira (29).
“As consultas estão suspensas por tempo indeterminado, inclusive as de amanhã (29) e desta semana, provavelmente. As cirurgias ginecológicas de hoje vão ser realizadas normalmente. As de amanhã, nós vamos precisar realizar um plano de contingência em conjunto da secretaria de Saúde, e nós não temos previsão para retomar todo o funcionamento da normalidade da instituição”, afirma Miele.
De acordo com o Hospital, foram furtados computadores, impressoras e monitores essenciais para a assistências aos pacientes. Outros equipamentos como microondas e itens como carimbos de profissionais da saúde, além de diversos materiais, também foram levados.
LEIA TAMBÉM
Casal fica em estado grave após capotamento de carro na Zeferino Vaz, em Artur Nogueira
Galho de árvore cai sobre carro durante chuva em Campinas
“Os principais foram desfibrilador, os equipamentos que avaliam a frequência cardíaca e pressão arterial. Levaram também os computadores e alguns equipamentos de utilização em sala, por exemplo, pinças e porta-agulhas, que são equipamentos utilizados em pequenos procedimentos, para curativos, principalmente. Também o que nos preocupa bastante é a questão que levaram carimbos médicos, e esses carimbos podem ser utilizados de forma inadequada”, relatou o presidente.
De acordo Miele, além do plano de contingência é preciso repor todos os equipamentos para que o atendimento seja normalizado. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de Saúde, apenas as cirurgias eletivas já marcadas estão mantidas.
O CRIME
O arrombamento e o furto foram descobertos pela equipe da limpeza, por volta das 7h deste domingo. Os ladrões acessaram o imóvel arrombando uma porta, depois de cortarem as cercas elétricas e pularem o muro. Armários e gavetas foram revirados. A Polícia Miliar foi acionada e um Boletim de Ocorrência foi registrado no 1º DP (Distrito Policial) de Campinas.
O AMBULATÓRIO
O Ambulatório fica na Avenida Francisco Glicério, 1913, no Centro de Campinas e é especializado em cirurgia ginecológica, mastologia, patologia do trato genital inferior e pré-natal de alto risco, com assistência exclusiva às pacientes do SUS.
No local são realizados os agendamentos das cirurgias ginecológicas eletivas, e os “Testes do pezinho”, nos recém-nascidos. De acordo com a direção do Hospital, cerca de 640 consultas de pacientes do SUS são realizadas mensalmente no Ambulatório, que também agenda entre 80 e 100 cirurgias por mês, também para usuários do Sistema Único de Saúde.
SITUAÇÃO FINANCEIRA
O presidente do Hospital Maternidade de Campinas fez um apelo às empresas e à comunidade para que contribuam com doações financeiras ou de equipamentos, principalmente de computadores e impressoras, para que a unidade retome ao atendimento normal o mais breve possível.
“Como estamos em grande dificuldade financeira, não temos como repor os itens roubados. Desta forma, a população será prejudicada até contabilizarmos as perdas e danos, repará-los e acertamos esse fluxo com a Secretaria de Saúde Municipal”, finaliza Miele.
O QUE DIZ A PREFEITURA?
Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que a Maternidade é prestadora da Secretaria de Saúde e que os repasses do convênio estão em dia. Sobre a segurança, a Administração disse que vai reforçar o patrulhamento na unidade furtada.
LEIA MAIS
Sem Neymar, Brasil sofre mas vence Suíça e se classifica para as oitavas