O Hospital Maternidade de Campinas informou na tarde desta quarta-feira (30) que os atendimentos no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia às pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) serão retomados nesta quinta-feira (1º). A unidade de saúde precisou suspender o agendamento de novas consultas no local por causa de um furto de materiais e equipamentos no final de semana. Ladrões entraram na unidade e furtaram equipamentos (leia mais abaixo).
Segundo a instituição, o Ambulatório ainda precisa repor computadores e equipamentos médicos que foram furtados na madrugada do último domingo (27). Contudo, as consultas voltam a ser realizadas normalmente. As cirurgias eletivas não chegaram a ser suspensas e também seguem sendo efetuadas.
O Ambulatório realiza cerca de 640 consultas e agenda entre 80 e 100 cirurgias ginecológicas eletivas, também mensais, exclusivamente para pacientes do SUS. Devido à suspensão de agendamentos, deixaram de ser realizadas 48 novas consultas desde segunda-feira (28).
LEIA TAMBÉM
Câmara vota criação do Renda Campinas e alteração de regras para Uber
Natal: Rede Mário Gatti arrecada brinquedos para crianças internadas em hospitais
APELO À POPULAÇÃO
A Maternidade de Campinas ainda pede o apoio de empresas e da comunidade para repor os equipamentos furtados, como computadores, impressoras, monitores multiparâmetros e de TV, desfibrilador, micro-ondas e diversos materiais e equipamentos de uso médico, uma vez que os equipamentos emprestados terão que ser devolvidos às suas áreas de origem.
O Ambulatório está instalado na Avenida Francisco Glicério, 1913, no Centro de Campinas e é especializado em cirurgia ginecológica, mastologia, patologia do trato genital inferior e pré-natal de alto risco, com assistência exclusiva às pacientes do SUS. No local, são realizados os agendamentos das cirurgias ginecológicas eletivas, assim como os “Testes do pezinho”, nos recém-nascidos.
O FURTO
O arrombamento e o furto foram descobertos pela equipe da limpeza, por volta das 7h deste domingo. Os ladrões acessaram o imóvel arrombando uma porta, depois de cortarem as cercas elétricas e pularem o muro. Armários e gavetas foram revirados. A Polícia Miliar foi acionada e um Boletim de Ocorrência foi registrado no 1º DP (Distrito Policial) de Campinas.
O QUE DIZ A PREFEITURA?
Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que a Maternidade é prestadora da Secretaria de Saúde e que os repasses do convênio estão em dia. Sobre a segurança, a Administração disse que vai reforçar o patrulhamento na unidade furtada.
LEIA MAIS