- Publicidade -
CotidianoMaternidade tem apenas 31% do estoque de leite necessário para bebês em UTI

Maternidade tem apenas 31% do estoque de leite necessário para bebês em UTI

O Hospital Maternidade de Campinas está com o estoque baixo de leite materno para os bebês internados nas UTIs

- Publicidade -

O Hospital Maternidade de Campinas está com o estoque baixo de leite materno para os bebês internados nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Esta semana, está com 63,3 litros, que estão sendo mantidos por apenas 24 doadoras cadastradas. O ideal seria que o banco tivesse 200, ou seja, está com só 31,5% do necessário.


Por isso, a Maternidade lançou a uma campanha, que inclusive pode contar com a participação da população em geral e que estende para além do leite em si. Visa à arrecadação de itens específicos para acondicioná-lo.

O valor de cada ‘kit’ é de R$ 12,76, que podem ser doados via PIX na chave doe@maternidadedecampinas.com.br. Mas, qualquer valor doação é bem-vindo.

Quem pode doar leite materno?


De acordo com o hospital, para ser doadora é necessário que a mulher esteja saudável, amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente após a mamada.

Como faço para doar leite para a Maternidade?

O primeiro passo é se cadastrar pelo telefone (19) 3306-6039. A partir desse cadastro, será agenda a coleta de sangue, que é feito em um ambulatório na Avenida Francisco Glicério, nº 1.913.

O exame verificará as sorologias de:

  • Sífilis
  • Hepatite B
  • Hepatite C
  • Doença de Chagas
  • HTLV (Vírus Linfotrópico da Célula Humana)
  • HIV (Aids)


Já a coleta do leite em si “é feita pelas próprias mães, em suas residências. Elas tanto podem entregar os frascos no Banco de Leite do Hospital Maternidade de Campinas ou aguardar a retirada quinzenal feita pela instituição em suas casas, para aquelas que residem em Campinas”, informa a enfermeira do banco de leite do hospital, Bárbara Alves.

Importância do leite materno

  • É o único alimento completo para nutrir os bebês por no mínimo seis meses de vida de forma exclusiva, e até por dois anos – quando complementado com outros alimentos.
  • Cada litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia, e as doações garantem o alimento para os internados, impedidos de serem amamentados no peito.
  • De acordo com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a amamentação ideal poderia evitar mais de 823 mil mortes de crianças e 20 mil óbitos maternos a cada ano no mundo.
  • Só por mês, nascem em média 750 crianças na Maternidade de Campinas, sendo 60% pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

- Publicidade -

O “Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano” é comemorado neste domingo, 19 de maio, e alerta para os fatos de que o aleitamento promove tanto o desenvolvimento infantil adequado, quanto promove benefícios para a saúde física e psíquica da mãe do bebê.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba abre inscrições para curso gratuito de fabricação de pães doces; veja como participar

Prefeitura de Piracicaba divulga locais da prova do concurso

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -