- Publicidade -
CotidianoMatrículas sobem 42% e mulheres são maioria no Ceprocamp em 2023

Matrículas sobem 42% e mulheres são maioria no Ceprocamp em 2023

Centro de Educação Profissional de Campinas atribui aumento à descentralização dos cursos; entenda

- Publicidade -

O número de matriculados nos cursos de qualificação profissional do Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas) saltou de 3.895 alunos em 2022 para 5.568 em 2023, o equivalente a 42% de aumento.

- Publicidade -

Os dados sobre os cursos livres, que duram 10 ou 20 semanas, foram divulgados pela Prefeitura de Campinas, que atribui a o crescimento do interesse à descentralização dos locais onde as atividades acontecem no município.

Vinculada à Fumec (Fundação Municipal para a Educação Comunitária), a entidade passou a oferecer aulas em dois lugares novos ao longo de 2023. “Diversificamos os tipos de cursos para atender às necessidades do mercado. Trabalhamos com alunos de 15 a 80 anos, de diferentes escolaridades”, diz a gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp, Andréa Jaconi.

- Publicidade -

Quais cursos?

O Ceprocamp também divulgou que os cursos mais procurados foram:

  • Informática Básica
  • Auxiliar de Recursos Humanos Básico
  • Auxiliar de Logística Básico
  • Cuidador de Crianças e PCD
  • Auxiliar Administrativo Básico

Além disso, ressaltou que, se o levantamento considerar os inscritos nos cursos técnicos, o total de alunos ficou em 6.453 contra 5 mil em 2022. O curso técnico com mais alunos no segundo semestre de 2023 foi o Técnico em Administração.

Além desta opção, a formação técnica compreende outros cinco cursos.

Cursos técnicos:

  • Enfermagem
  • Informática
  • Logística
  • Meio Ambiente
  • Segurança do Trabalho

Na qualificação profissional, foram oferecidos 41 cursos nos últimos 12 meses.

Quem são?

Ainda de acordo com o centro, as mulheres são maioria entre os alunos. Dos 6.453 alunos atendidos em 2023, 67% são do sexo feminino. Em 2022, havia 3.332 mulheres tanto nos cursos técnicos como nos de qualificação profissional. Em 2023, foram 4.321, equivalente a um aumento de aproximadamente 30%. O público masculino somou 1.668 alunos em 2022. Mas em 2023, foi para 2.137.

“Os alunos Ceprocamp, segundo critérios de elegibilidade, recebem passe de ônibus para os dias de curso, lanche e uniforme”, complementa a Prefeitura. O Ceprocamp já atendeu mais de 36 mil alunos desde a inauguração, em 2004.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Ano Novo: dia 1º de janeiro é feriado ou ponto facultativo?

Quais cuidados tomar ao escolher um hotel para o pet?

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -