- Publicidade -
CotidianoMercadão: reforma deve ser concluída neste ano, mas reabertura pode demorar mais; entenda

Mercadão: reforma deve ser concluída neste ano, mas reabertura pode demorar mais; entenda

Com previsão inicial para ser concluído até julho deste ano, atrasos na obra do prédio histórico têm impactado na vida de comerciantes

- Publicidade -

A reforma do Mercado Municipal de Campinas, o Mercadão, já ultrapassa um ano, mas ainda não tem uma data definida para sua conclusão. A Prefeitura informou, em nota, que a previsão é que a obra seja entregue ainda no segundo semestre de 2024, mas sem especificar um mês. Mesmo que a expectativa seja cumprida, a reabertura pode demorar ainda mais (entenda abaixo).   

Os trabalhos no local começaram em julho do ano passado, após algumas semanas de atraso. Na época, o prazo de conclusão foi estipulado em 12 meses. Ainda assim, a secretaria de Infraestrutura afirma que a reforma “segue dentro do cronograma previsto conforme os padrões definidos no projeto”.  

Desde que a obra começou, os permissionários e comerciantes foram transferidos para tendas localizadas na área do estacionamento do prédio histórico. Eles relatam sofrer com as condições do tempo e o impacto nas vendas (leia mais abaixo).   

Reabertura do Mercadão pode demorar mais  

Apesar da previsão para conclusão da reforma ainda neste ano, a reabertura do Mercadão pode demorar um pouco mais. Comerciantes relataram ao acidade on que foi discutido em uma reunião com a Setec (Serviços Ténicos Gerais) sobre a possibilidade da transição para dentro do mercado acontecer apenas no início do ano que vem. 

Ao ser questionada, a Setec informou que, mesmo após a entrega da obra, os permissionários ainda vão precisar fazer reparos para a adequação de seus boxes, de acordo com a necessidade de cada um. Dessa forma, os próprios trabalhadores que atuam no Mercadão pediram para que a mudança não ocorresse em dezembro, uma vez que é um período importante de vendas, e a mudança atrapalharia.  

“Assim sendo, a Setec já está providenciando a prorrogação do contrato de locação da estrutura onde hoje os permissionários estão operando”,   

disse.

Ainda em nota, a Prefeitura também informou que a obra sofreu atrasos por causa das chuvas no último Verão e porque foi preciso fazer um sistema de drenagem, que não estava previsto no projeto original.

Veja fotos de como está o andamento da reforma no Mercadão:

- Publicidade -

Comerciantes reclamam das condições do tempo e queda das vendas  

Enquanto a reforma do Mercadão não acaba, comerciantes continuam tendo que lidar com os impactos da mudança para o espaço provisório de atuação. Em tendas alocadas na área do estacionamento, eles sofrem as dificuldades impostas pelo tempo, com extremos climáticos como a atual onda de calor, conforme relatou o comerciante José Antônio Peres, que tem um box de feijoada brasileira. A reclamação sobre o impacto das altas temperaturas e outras condições no local já é antiga.  

Além disso, José também relata que houve uma queda no movimento desde o início das obras no prédio histórico. Como as tendas estão alocadas na área de estacionamento, pessoas que desejam comprar dos comerciantes do Mercado Municipal acabam tendo uma dificuldade maior na mobilidade na hora de estacionar o veículo, por se tratar de uma área movimentada do Centro. Segundo ele, isso acaba sendo um fator que desmotiva os consumidores, o que impacta diretamente as vendas.   

Outra comerciante, que prefere não ser identificada, também afirma que o movimento diminuiu desde o início da reforma. Porém, de acordo com ela, não chegou a piorar do que já estava quando as obras começaram. “Pelo contrário, clientes fiéis ao Mercadão ainda vêm fazer compras”, disse.  

Ela ainda relata que os comerciantes já estavam preparados para certo atraso nos trabalhos. “O que está dificultando a vida dos comerciantes é a falta de planejamento e definição de uma data de término”, conclui.  

O que falta para a obra acabar?  

A secretaria de Infraestrutura informou que a obra do Mercadão está na fase de finalização do mezanino, cuja laje está sendo concretada no momento. Também está sendo feita a instalação de gás e a empresa trabalha no acabamento dos boxes internos e no tratamento da fachada externa.   

As instalações elétricas, hidráulicas e de rede de esgoto já foram concluídas, e a etapa de substituição do telhado está sendo finalizada.   

O projeto da reforma busca revitalizar o prédio histórico, que estava desgastado pela ação do tempo, com recuperação da estrutura, ampliação da área de atendimento e padronização dos boxes. O local também ganhará elevadores e banheiros na parte interna. 

Veja fotos de como o Mercadão deve ficar:

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Concurso seleciona fotografias de cenários turísticos de Piracicaba; veja como participar

Eleitorado cresce 8% em quatro anos em Piracicaba, aponta TSE; veja perfil

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -