- Publicidade -
CotidianoMês de fevereiro foi o mais seco desde 2014 em Campinas

Mês de fevereiro foi o mais seco desde 2014 em Campinas

Dados mostram que chuva foi 65% menor do que a média histórica na cidade; veja previsão

- Publicidade -

Fevereiro foi de altas temperaturas em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código19)
Fevereiro foi de altas temperaturas em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código19)

O mês de fevereiro em Campinas foi o mais seco desde 2014, de acordo com dados do Climatempo. O levantamento mostra que a chuva foi 65% menor do que a média histórica esperada para o período.

No mês, foram 75 milímetros de chuva, enquanto a média esperada para o período era de 215 milímetros. Em 2014, no mesmo mês, foram 14 milímetros.

- Publicidade -

Na região, Valinhos também registrou chuva abaixo da média. Foram 77 milímetros, sendo que eram esperados 215 milímetros. A redução foi de 64%.

A previsão do tempo indica que o calor continua na região de Campinas pelos próximos dias, mas existe a previsão de chuva (leia mais abaixo).

TEMPO SECO E RECORDE DE CALOR

Na semana passada, inclusive, a cidade entrou em estado de atenção por conta da baixa umidade relativa do ar em dois dias, nos dias 22 e 25.

O estado de atenção é decretado pela Defesa Civil quando a umidade relativa do ar registra índice entre 20% e 30%. Nesse caso, a principal recomendação é consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos.

Também na terça-feira passada, Campinas registrou a maior temperatura do mês, com 33,8ºC.

- Publicidade -

“Nós estamos no Verão e, quando temos períodos com massas de ar quente que impedem a entrada do frentes frias, a tendência é que as temperaturas subam bastante em dias ensolarados. Isso não acontece em dia com chuva”, argumenta ela.

PREVISÃO

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, apesar de baixas probabilidades, há possibilidade de pancadas de chuva ao longo da semana na região de Campinas.

Isso devido à instabilidade termodinâmica e alguma entrada de umidade na baixa troposfera. Os indicativos mais consistentes de chuva são para sexta-feira e o final de semana.

CALOR

Ainda segundo o Cepagri, para essa terça e quarta-feira, há chances de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde, de forma isolada. Na terça-feira as temperaturas ficam entre 22ºC e 34ºC e na quarta, entre 22º e 35ºC.

Vale destacar que as temperaturas medidas e previstas em meteorologia referem-se a um ambiente de sombra, sem radiação solar direta por isso, sob incidência direta de radiação solar a temperatura é maior, e pode contribuir não só para queimaduras, mas também para a ocorrência de doenças associadas ao calor excessivo.

O Cepagri ainda alerta para que as pessoas se hidratem, devido a altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar (em torno de 30% nos períodos da tarde), e cuidado quanto à prática de exercícios físicos, atividades laboriosas e exposição ao sol entre as 10 e16h.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -