- Publicidade -
CotidianoMorador faz registro de seriema em fazenda de Amparo

Morador faz registro de seriema em fazenda de Amparo

Ave é comum no cerrado brasileiro e serve como aliada no controle de pragas, segundo o biólogo Marcelo Tonini

- Publicidade -
- Publicidade -

Seriema flagrada na Fazenda Quininha (Foto: João Pedro Penteado)

 O morador de Amparo, João Pedro Penteado, flagrou uma seriema em sua Fazenda Quininha, na tarde de terça-feira (19), em Amparo. A ave típica do cerrado, também conhecida pelo nome científico Cariama Cristata, estava empoleirada em uma cerca no momento do registro. 

De acordo com o biólogo especialista em aves, Marcelo Tonini, a seriema gosta de campos abertos e já está acostumada ao convívio com pessoas.

“Antes, ela só vivia no cerrado. Hoje, com a abertura dos campos não naturais pelo homem, ela acabou se espalhando por muitas áreas. É uma ave típica de áreas abertas e se adaptou muito aos homens”, explica o mestre em zoologia.

Segundo o especialista, a ave possui uma alimentação voltada para pequenos invertebrados, como insetos, além de pequenos roedores, répteis e sapos. Marcelo ainda salienta que ela é um aliado no controle de pragas da lavoura.

“Os fazendeiros e sitiantes que acompanham essas aves gostam bastante da seriema porque ela é uma ótima predadora de cobras. Então, quando a seriema começa a morar perto das casas, os fazendeiros que a conhecem passam a tratá-la bem porque ela ajuda no controle de cobras e pragas de lavoura”, relata.  

 

- Publicidade -

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -