- Publicidade -
CotidianoMoradores pedem mais radares em Campinas, segundo a Prefeitura

Moradores pedem mais radares em Campinas, segundo a Prefeitura

Em 2022 foram 69 solicitações, enquanto que de janeiro a outubro deste ano já são 121

- Publicidade -

O número de pedidos dos moradores de Campinas para que radares sejam instalados na cidade cresceu 75,4% do ano passado para este ano, segundo dados divulgados pela Prefeitura nesta semana. Em 2022 foram 69 solicitações, enquanto que de janeiro a outubro deste ano já são 121.

Ainda de acordo com a Prefeitura, os pedidos estão crescendo desde 2021, quando foram feitas 21 solicitações.

Campinas possui, atualmente, 144 pontos de fiscalização eletrônica em ruas e avenidas76 em semáforos (avanço do sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade); e 68 fixos (excesso de velocidade).

Para o instrutor do Detran-SP, Edson Marcelo Caetano, membro do Observatório Nacional de Segurança Viária e auditor ISO 39001 de Segurança Viária, os radares são eficientes para coibir as infrações no tráfego.

“A fiscalização por instrumento ou equipamentos hábeis (radares), em vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, faz com que o comportamento dos condutores mude, conforme recebam as notificações de infração”, afirma.

Para o especialista, entretanto, apenas a instalação de radares não é o mais adequado. “Lombadas educativas seriam uma boa opção, pois induziriam o trânsito a uma velocidade adequada em certos pontos da via, com intuito de informar o condutor de sua própria velocidade e assim sensibilizá-lo”, complementa.

- Publicidade -

Caetano pontua ainda que é preciso “mais ostensividade com relação à sinalização, e mais Placas R-19, que estabelecem os limites das vias em perímetros anteriores da instalação dos equipamentos”.

Entre as vias que registraram os pedidos, já contam com radares diversos pontos das avenidas Ruy Rodriguez, JBD e Amoreiras (fiscalização de velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa); a avenida Camucim (fiscalização de velocidade, avanço e parada); além das avenidas Antônio Carlos Couto de Barros, Amoreiras e Norte-Sul (fiscalização de velocidade, avanço e parada); e a rua Jasmim (fiscalização de velocidade).  

Realizada gradativamente a partir de outubro de 2022, a ampliação de 18 pontos, que representa 14% entre o contrato antigo e o novo, é explicada pela necessidade de reforçar a segurança viária nos eixos das avenidas Amoreiras, Ruy Rodriguez e John Boyd Dunlop, por conta dos corredores BRT Ouro Verde e Campo Grande.

Multas

No período de janeiro a setembro de 2023, os equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) registraram 392.885 penalidades e 654 milhões de passagens de veículos pelos pontos com radares em Campinas, o que representa uma média de 1.439 multas/dia e cerca de 2,4 milhões de passagens/dia nos nove meses. Esses números demonstram que cerca de 0,06% (menos de 1%) dos veículos que passaram pelos equipamentos no período cometeram infração de trânsito.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Genro de Araraquara: mulher expõe traição do marido com o pai dela

Professora é demitida após assumir que beijou aluno de 14 anos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -