Moradores do bairro Boa Vista protestaram em frente ao CS (Centro de Saúde) Osvaldo Serra Von Zuben no fim da tarde desta quarta-feira (20), em Campinas.
De acordo com o grupo, o ato ocorreu por conta da falta de funcionários e medicamentos. Apesar do protesto, não houve incidentes.
POSICIONAMENTOS
Em nota, a secretaria de Saúde de Campinas confirmou que conta com os três médicos na equipe multidisciplinar, formada ainda por enfermeiros, dentistas, fonoaudióloga e psicóloga e residentes das áreas de nutrição, enfermagem e fisioterapia.
LEIA MAIS
Campinas está sem chuva significativa há 50 dias; veja impactos
Unicamp, em Campinas, isenta 8,4 mil estudantes de pagamento de taxa de inscrição
Além disso, a pasta explicou que já foi aberto um processo de contratação de mais uma médica e uma assistente social para a unidade.
“A secretaria de Saúde dispõe de especialistas em sua rede própria e conveniada para atendimento a casos de maior complexidade, que não podem ser resolvidos nas unidades básicas”, diz nota.
Em respeito a falta de medicamentos, a secretaria alegou que 13 estão em falta no almoxarifado, e que este é um problema em todo Brasil.
Com isso, tratamentos com indicações de remédios indisponíveis são revistos para não haver desassistência aos pacientes.
“O fato de o remédio estar em falta no almoxarifado não significa que não pode ser encontrado em nenhuma unidade”, relata.
Confira a nota da Administração na íntegra:
“A Secretaria de Saúde de Campinas informa que o Centro de Saúde da Vila Boa Vista tem uma equipe multidisciplinar de saúde e ganhará reforço de mais uma médica e uma assistente social, em processo de contratação. A unidade conta com médico clínico geral, além de pediatra e ginecologista. A equipe é composta ainda por enfermeiros, dentistas, fonoaudióloga e psicóloga e residentes das áreas de nutrição, enfermagem e fisioterapia. Importante ressaltar ainda que a Secretaria de Saúde dispõe de especialistas em sua rede própria e conveniada para atendimento a casos de maior complexidade, que não podem ser resolvidos nas unidades básicas.
Com relação à falta de medicamentos, ressalta-se que a lista do SUS Campinas é uma das mais completas entre as cidades brasileiras, com 160 itens. Atualmente, há 13 medicamentos da Atenção Básica (Centros de Saúde) em falta no almoxarifado. No entanto, grande parte deles, como por exemplo a amoxicilina, estão em falta em todo o Brasil. Os tratamentos que têm indicações de medicamentos que não estão disponíveis são revistos. Dessa forma, há uma troca de medicação e não há desassistência aos pacientes. O fato de o remédio estar em falta no almoxarifado não significa que não pode ser encontrado em nenhuma unidade. Para saber se há disponibilidade em algum centro de saúde, basta acessar https://remedios.campinas.sp.gov.br/
Importante ressaltar que os medicamentos podem ser retirados em qualquer farmácia da rede e não apenas no centro de saúde de referência. Alguns itens podem ser encontrados nas farmácias que têm o programa “Aqui tem Farmácia Popular””.
LEIA TAMBÉM
Podfalar, Mãe!: Novo episódio fala sobre alergia ao leite de vaca