Moradores da região do bairro Jardim Madalena, reclamaram que uma área verde, conhecido como “Tubão”, próximo a Rua Professor Alexandre Chiarini, que liga o bairro ao Taquaral, está abandonada, com usuários de drogas, criadouros de mosquito da dengue, lixo e destruição, que preocupa e deixam os moradores com medo.
Os moradores relatam que a falta de iluminação e segurança no local é bem precária e que é desaconselhável andar a noite pela região.
Nesta terça-feira (11), a Prefeitura Municipal de Campinas divulgou a retomada das discussões sobre a construção da extensão dos trilhos da Maria Fumaça, ligando a Estação Anhumas à Praça Arautos da Paz, próximo a Lagoa do Taquaral e os novos trilhos da Maria Fumaça podem passar pela área, já que a passagem dos moradores entre os bairros fica entre o Ribeirão Anhumas.
Com essa nova informação, os moradores do Jardim Madalena estão com esperança de que o projeto retome para levar mais segurança para o bairro que, de acordo com os moradores, há muito roubo.
“As árvores aqui não eram grandes, elas eram pequenas, algumas nem existiam. Então acho que com a falta de manutenção da prefeitura, o descaso sobre essa região fez com que essas árvores crescessem e tornou um local onde as pessoas estão vivendo e se escondendo. Não só eu, como diversos estabelecimentos aqui no Jardim Madalena já foram alvo de roubos e de furto e também pela câmera, conseguimos ver que são todas as pessoas que se escondem ali”, relatou um morador.
Os moradores ainda afirmaram que já fizeram um abaixo assinado no ano passado e um recentemente e que apresentaram à prefeitura, mas que não tiveram nenhum retorno.
LEIA TAMBÉM
Bebê é hospitalizado após colocar na boca biscoito envenenado; gata morreu
Homem é preso com 59 tabletes de haxixe em Campinas
O QUE DIZ A PREFEITURA
A Prefeitura disse que vai fazer a coleta do lixo até a próxima semana e que os técnicos da Secretária de Serviços Públicos, vão fazer uma vistoria detalhada do local para programar serviços de limpeza mais específicos, como nas margens e no córrego que podem precisar de máquinas.
Sobre a segurança, a Prefeitura destacou que a Guarda Municipal faz um patrulhamento pela região e garantiu que a corporação vai reforçar os trabalhos por lá.
PROJETO MARIA FUMAÇA
O projeto da Prefeitura de Campinas que prevê a expansão por um trecho de dois quilômetros da linha férrea da Estação Anhumas até a Lagoa do Taquaral, foi anunciado em 2010, durante a gestão do ex-prefeito Hélio de Oliveira Santo, porém a conclusão nunca se concretizou.
Agora, o projeto ficará sob a responsabilidade da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). De acordo com a Prefeitura, as discussões ainda estão em estágio inicial.
LEIA MAIS