- Publicidade -
CotidianoMorre astrônomo Nelson Travnik, que contribuiu para pouso do homem na Lua

Morre astrônomo Nelson Travnik, que contribuiu para pouso do homem na Lua

Travnik morreu em Campinas aos 87 anos; conheça a carreira e a participação do astrônomo em programa ligado à Missão Apollo 11

- Publicidade -

Morreu nesta quinta-feira (7), aos 87 anos, o astrônomo Nelson Travnik, que contribuiu para o sucesso da Missão Apollo 11 e resultou no primeiro pouso do homem na Lua. Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, ele vivia em Campinas desde 1996 e estava internado em um hospital particular da cidade. A família marcou a cerimônia de despedida para amanhã (8), das 13h às 16h.

A trajetória de Travnik em Campinas começou em 1977, quando ele aceitou o convite de Jean Nicolini para trabalhar na equipe do Observatório Municipal. Depois disso, se envolveu na fundação de outros dois observatórios na região: o de Americana, em 1986, e o de Piracicaba, em 1992. Aposentado em Campinas, atuou nos dois outros locais e lançou obras literárias importantes.

Astrônomo brasileiro, Nelson Travnik, morreu aos 87 anos (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

LEIA TAMBÉM

Alerta sobre a dengue aponta bairros com maior risco de transmissão; veja lista

Multidão acompanha desfile da Independência em Campinas; veja fotos

Pouso do homem na Lua

Também fundador do Observatório Astronômico Flammarion, em Matias Barbosa, Minas Gerais, em 1954, o astrônomo participou de um grupo brasileiro selecionado para o Programa Lion, que compunha as operações paralelas da Missão Apollo 11 e tinha como função o monitoramento da superfície lunar antes do pouso de Neil Armstrong na Lua.

- Publicidade -

O próprio Travnik detalhou em 2019 à EPTV Campinas a importância das observações. “Havia observações intensas dos astrônomos para ver se alguma coisa não estava acontecendo na Lua. Havia relatos de fenômenos e eventos que aconteciam na Lua, e por isso a Nasa criou esse programa internacional”, disse. Ainda segundo o astrônomo, ao todo, 23 brasileiros participaram do programa.

LEIA MAIS

O que é o festival Burning Man que deixou 70 mil ilhados nos EUA?

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -