- Publicidade -
CotidianoMorre, em Campinas, o jornalista José Arnaldo Canisim

Morre, em Campinas, o jornalista José Arnaldo Canisim

Uma das maiores vozes do rádio campineiro tinha 73 anos de idade

- Publicidade -

O jornalista José Arnaldo Canisim morreu na madrugada deste sábado (2), em Campinas. Uma das principais vozes do rádio campineiro enfrentava um câncer. O velório será no Cemitério dos Amarais, das 11h30 às 14h30.

Dono de uma voz potente, Zé Arnaldo começou a carreira na Rádio Cultura de Campinas e teve passagem por diversas emissoras até se consolidar na apresentação do “Jornal da Bandeirantes Gente”, da Rádio Bandeirantes de Campinas, programa que comandou por cerca de 15 anos. Ele também se destacava na cobertura esportiva, atuando como comentarista e plantonista.

Na televisão, José Arnaldo teve passagens pela TVB (na época, filiada ao SBT) e Band Campinas, apresentando os programas “Boa Tarde Regional” e “Entrevista Coletiva”. Na emissora, ele mediou mais de 20 debates eleitorais.

Após sair da Band, Zé Arnaldo se aventurou na internet e apresentou o podcast “Agora falamos nós”, no Youtube. Seu último trabalho foi na apresentação do “Jornal da Manhã Regional”, na Jovem Pan Campinas, onde estava desde 2022.

Repercussão

Em nota, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, lamentou a morte do radialista: “Por muitas vezes fui entrevistado por José Arnaldo, que era contundente nas suas indagações e excelente jornalista e âncora. Me solidarizo com a dor da família. A cidade perdeu um grande comunicador”, disse.

O ex-prefeito da cidade e deputado federal, Jonas Donizette (PSB-SP), também prestou homenagens ao jornalista nas redes sociais: “Hoje de manhã, recebi a notícia do falecimento de um amigo, José Arnaldo Canisim. Zé Arnaldo, como era chamado, era uma pessoa muito importante no rádio de Campinas, com quem compartilhei muitos momentos de estúdio, entrevista e amizade. Certamente, muitas pessoas se lembrarão dele. Ele trabalhava na área de jornalismo e também esporte. Foi uma figura muito marcante. Meus sentimentos aos familiares e amigos”.

O deputado federal Carlos Sampaio também lamentou a morte do jornalista: “Hoje, infelizmente, o amigo José Arnaldo nos deixou, mas não tenho a menor dúvida de que a sua voz, no jornalismo sério, o respeito que sempre teve de seus ouvintes e o carinho de seus amigos ficarão para sempre presentes! Zé Arnaldo já deixa muitas saudades!”, disse.

- Publicidade -

Para a secretária Municipal de Comunicação de Campinas, Rose Guglielminetti, José Arnaldo deixa um vazio: “Ter trabalhado com o Zé foi um privilégio. Às vezes, tínhamos opiniões diferentes, mas também dávamos boas risadas durante a apresentação do programa (Jornal da Bandeirantes Gente). É uma perda grande para o jornalismo campineiro porque vai deixar um vazio de uma voz importante no jornalismo político”.

A jornalista Zezé de Lima, que apresentou o “Jornal da Bandeirantes Gente” com José Arnaldo por mais de dez anos, também lamentou a morte do companheiro de bancada: “Ainda sonho com o Zé, com os nossos debates. Eram tão honestos, que, por vezes, doíam. Foram 10 anos de convivência diária. Quando acabou a nossa dupla, sobraram respeito e agradecimento pelo profissional que me iniciou no rádio. Vai com Deus, Zé”.

O Diretor Geral da Band Paulista, Rodrigo Salomon, que trabalhou com José Arnaldo na Band e na Rádio Bandeirantes, também pontuou a importância do jornalista para a imprensa campineira: “Ácido, direto e polêmico. Zé Arnaldo pautava a agenda do debate esportivo e político na cidade de uma forma ímpar, com credibilidade e sabedoria”.

A jornalista Noêmia Gomes, que apresentava o podcast “Agora falamos nós” com José Arnaldo, também enalteceu o amigo.

“Do Zé eu posso dizer que começamos trabalhando juntos há mais de 20 anos na Rádio Bandeirantes e na Band TV. Nos tornamos amigos e aprendi muito com ele. Durante todos esses anos foi uma honra a convivência com um personagem importante da história do rádio. Uma pessoa muito esclarecida, bem informada, articulada e de um coração gigantesco.
Admirável a maneira como ele se esforçava para se atualizar com as novas tecnologias e linguagens da nova comunicação.
Estávamos com um projeto para iniciar um podcast. Ele era o mais animado, mas infelizmente não foi possível desta vez.
Fui privilegiada com a nossa amizade e parceria. De tudo fica a gratidão”.

Amigo de longa data de José Arnaldo, o narrador e apresentador Carlos Batista também homenageou o jornalista:

“Zé Arnaldo foi quem me trouxe para o rádio de Campinas em 1984. Foi mais que um chefe. Foi meu mestre, um pai, um irmão, um professor e um grande amigo.
O Zé Arnaldo foi um profissional verdadeiramente raro, com um olhar amplificado dos acontecimentos, voz potente e marcante e de imensa credibilidade. Tinha uma comunicação limpa, direta e que fazia estremecer as estruturas. Para debater com ele precisava ter muito embasamento.
Seres humanos estão longe de atingirem a perfeição. Mas, o Zé Arnaldo foi perfeito e deixa para o futuro da comunicação um modelo para quem quiser seguir nesta espinhosa profissão.
Zé Arnaldo foi gigante para o seu tempo. Uma pessoa extremamente autentica e com valores genuinamente éticos. Vai deixar muita saudade nos corações e mentes.
A notícia de sua partida é de uma tristeza inexplicável e dilacerou o meu coração. A verdade é que somos menores que um grão de areia diante da dimensão do universo e o proposito de Deus é inquestionável. Que o nosso pai maior te receba querido amigo Zé Arnaldo. Você vai ao encontro de sua amada esposa Beth e estarão juntos novamente”.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Grávida de quíntuplos anuncia perda de bebês

Dengue é mais perigosa em crianças? Veja sintomas e formas de prevenção

- Publicidade -
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -