Registros fotográficos feitos em novembro de 1968 mostram a Rainha Elizabeth II em visita às instalações do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). As imagens em preto e branco mostram a monarca acompanhada de seu marido, o príncipe Philip, falecido em abril do ano passado. Acompanhados de uma comitiva, os dois aparecem observando sementes e grãos e passeando por canteiros e plantações.
A VIAGEM PELO BRASIL
A visita ao IAC, em Campinas, fez parte de um roteiro de 11 dias que incluiu outras cinco cidades: Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
A chegada a Campinas ocorreu no dia 7 de novembro e, segundo os registros históricos do IAC, a monarca esteve na sede do instituto, na Avenida Barão de Itapura, e também no viveiro de café, na fazenda Santa Elisa.
A rainha e o Duque de Edimburgo passaram a noite na Estância Santa Eudóxia. No dia seguinte, uma sexta-feira (8), ela praticou equitação. Apaixonada por cavalos, Elizabeth tinha a prática como um de seus hobbies favoritos.
Em Campinas, a comitiva real foi acompanhada pelo governador do estado na época, Abreu Sodré, o secretário de Agricultura, Herbert Levy, o então prefeito da cidade, Ruy Hellmeister Novaes, e o ex-diretor do IAC, José Elias de Paiva Netto.
A MORTE
A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) no Palácio de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos de idade. Anúncio foi feito através do Twitter oficial da família real. A causa da morte ainda não foi divulgada. Mais cedo, todos os quatro filhos dela, Charles, Andrew, Edward e a princesa Anna se reuniram na residência de férias da família, onde a monarca estava desde a semana passada.
Elizabeth estava sob supervisão médica e seu estado de saúde preocupava sua equipe médica. O príncipe William, duque de Cambridge, também foi até o palácio. Harry, também viajou para a Escócia para se despedir da monarca.
Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, deve assumir o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países sob chefia do monarca britânico, como Austrália e Canadá.
LEIA MAIS
Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos, confirma família real
Rainha Elizabeth está sob cuidados médicos e gera preocupação
MAIS CEDO
“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, diz o aviso divulgado pela Casa Real, reproduzido pelo jornal britânico The Guardian.
A recém-empossada primeira-ministra, Liz Truss, que esteve com a rainha em Balmoral na terça-feira (6), afirmou que todo o Reino Unido estava “profundamente preocupado” com as notícias sobre a saúde da rainha.
PRIMEIRA-MINISTRA
O evento mais recente da rainha foi a cerimônia de nomeação da nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, na terça-feira (6). Elizabeth II transferiu, pela primeira vez na história, a cerimônia para o Palácio de Balmoral, residência de férias onde ela estava. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados no Palácio de Buckingham, em Londres.
LEIA TAMBÉM
Príncipe Charles será o sucessor da rainha Elizabeth II; saiba o que vai acontecer