- Publicidade -
CotidianoMortes no trânsito caem pela metade em setembro em relação a 2022

Mortes no trânsito caem pela metade em setembro em relação a 2022

No caso dos motociclistas, redução é de 23% nos óbitos registrados; veja vias com mais acidentes

- Publicidade -

Um levantamento da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) apontou que o número de mortes no trânsito de Campinas caiu pela metade em setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a empresa responsável pelo trânsito. Em 2022, dez pessoas morreram no mês. Já em 2023, o número chegou a cinco.  

- Publicidade -

O balanço ainda mostra que foi registrada queda de 11% nos óbitos nas vias urbanas do município de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. Foram 54 vidas perdidas, contra 61 no ano anterior.  

Além disso, os motociclistas e garupas também tiveram as mortes reduzidas pela metade em setembro. Em 2022, foram oito vítimas fatais e, neste ano, quatro. As informações foram apuradas pela área de gestão de base de dados da Emdec.

Redução de óbitos

Nos primeiro nove meses de 2023, as mortes envolvendo motocicletas reduziram 23%, no comparativo com 2022. No total, 24 pessoas perderam a vida no veículo no período. No ano anterior, foram 31.

Atualmente, os motociclistas e garupas são o principal alvo de campanhas educativas e de fiscalização da Emdec. Este reforço ocorreu devido à alta mortalidade observada entre este público no ano anterior, quando, em média, um motociclista morreu a cada cinco dias em Campinas.  

Os números em queda são constatados após uma série de esforços. Até setembro, a Emdec realizou 53 ações de rua, 11 blitze educativas e ações com a entrega de três mil antenas corta-pipa, atingindo cerca de sete mil motociclistas.

- Publicidade -

Pedestres e ciclistas

No ranking, os pedestres aparecem com 10% menos mortes de janeiro a setembro. São 19 óbitos registrados neste ano, contra 21 em 2022. Já entre os ciclistas e ocupantes de demais veículos foi registrada uma morte a mais em cada grupo.

Entre os condutores de bike, houve quatro óbitos em 2023, e três em 2022. Já entre os que estavam em outros veículos, foram sete em 2023 e seis em 2022.

Plano de Segurança Viária

A Emdec está elaborando, em conjunto com a Setransp (secretaria de Transportes), a construção do Plano de Segurança Viária do município. A iniciativa é um compromisso da Prefeitura de Campinas, apoiado pela Iniciativa BIGRS (Bloomberg para Segurança Viária Global) e pelo WRI Brasil.

O plano trará propostas e políticas públicas do município para reduzir óbitos e lesões graves nas vias urbanas e rodovias de Campinas até 2032. Nesta semana foi encerrada a consulta pública à população, para o envio de sugestões de ações para reduzir mortes e lesões graves no trânsito. Em nível nacional, o plano se pauta na Lei Federal nº 13.614/2018, que institui o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). Também está alinhado à Década de Ação para Segurança Global no Trânsito da Organização das Nações Unidas, que tem como meta prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -