A alteração em 10 linhas de ônibus que cobrem a região do distrito do Campo Grande, em Campinas, não agradou aos passageiros nas primeiras horas da medida nesta segunda-feira (16). A circulação deixou de acontecer no corredor exclusivo do BRT e passou a ocorrer na via convencional, o que causou atrasos, lotação e confundiu muita gente durante a manhã.
Como os coletivos trafegaram na marginal da Avenida John Boyd Dunlop junto a carros e motos, muitos usuários tiveram dificuldades para chegar ao trabalho neste início de semana. “Eu não entendi até o momento, porque os ônibus já rodavam na marginal. Agora voltam para a marginal. Qual é a intenção? A marginal já anda afogada há muito tempo”, diz um deles.
A medida também causou confusão em passageiros acostumados a pegar o mesmo ônibus todos os dias. “Tá todo mundo atrasado e os ônibus estão superlotados. Eu vim pegar o 2.49, porque eu trabalho pra frente da Prefeitura e não sabia o trajeto que ia fazer. Lá no bairro demorou pra passar. Lá na faixa do BRT era bem mais rápido”, avalia outra moradora insatisfeita.
O que diz a Emdec?
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) disse que a mudança acontece para dar mais agilidade às linhas do no corredor exclusivo, Além disso, apesar de manter as linhas convencionais, alega que quer estimular a população a migrar gradativamente para as linhas do BRT, que contam com exclusividade e terminais mais modernos e confortáveis.
Em relação à divulgação das mudanças de hoje, a Emdec informou que desde o dia 4 vem realizando reuniões com a população do Campo Grande para esclarecer as dúvidas sobre a nova operação do BRT e as alterações necessárias.
Ainda conforme a empresa, o site e as redes sociais têm sido atualizados com frequência com informações e, desde sábado (14), um carro de som percorreu a região do Campo Grande, em dois períodos, avisando sobre as mudanças.
O comunicado também diz que faixas informativas foram instaladas em todos os pontos de embarque e desembarque dos coletivos, ao longo do corredor.
Sobre o maior tempo de percurso, a Emdec disse que isso era previsto, já que os ônibus saíram do corredor exclusivo. Mesmo assim, diz que está fazendo um acompanhamento e, caso seja necessário, outros ajustes serão elaborados.
Já sobre as reclamações em relação à lotação, a Emdec falou que não foi registrada demanda superior, por observação dos agentes que fazem pesquisas de nível de carregamento. Com isso, a demanda estaria dentro do previsto.
Linhas que saíram do BRT e voltaram para o sistema convencional
- 212 e 214 (Terminal Itajaí)
- 221 (Satélite Íris IV)
- 222 (Jardim Florence)
- 223 (Satélite Íris III)
- 224 e 225 (Residencial Sírius)
- 228 (Princesa D’Oeste)
- 229 (Jardim Florence II)
- 231 (Satélite Íris I)
As linhas 212 e 229, especificamente, voltam a passar pelas ruas Dr. Salles Oliveira, no sentido Centro, e Bueno de Miranda, no sentido bairro.
Nos novos trajetos, serão atendidos oito pontos no sentido Centro, na Salles Oliveira, e cinco, no sentido bairro, na Marquês de Três Rios, Bueno de Miranda e Joaquim Villac.
Novas linhas no BRT
A partir da sexta-feira (20), o BRT Campo Grande ganha duas novas linhas semiexpressas que vão até o Terminal Mercado. São elas:
- BRT21: do Terminal Grande até o Terminal Mercado
- BRT26: do Satélite Íris até o Terminal Mercado
Além disso, a linha BRT20, que foi criada em novembro de 2022, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central.
Mudanças no embarque e desembarque
Ainda a partir desta segunda (16), quatro linhas deixam de ter embarque e desembarque dentro do Terminal Central e passam a fazê-lo em um novo ponto que foi instalado na área externa, na alça do Viaduto Miguel Vicente Cury. São elas:
- 140 (Terminal Vila União)
- 141 (Jardim Capivari)
- 142 (Jardim Santa Terezinha)
- 162 (Jardim Paulicéia)
Vindas da avenida João Jorge, essas linhas atenderão ao ponto externo do Terminal Central e irão seguir pela Saldanha Marinho, Dr. Campos Sales e Senador Saraiva (pista interna), retomando o trajeto pelo sentido bairro da avenida João Jorge.
Haverá embarque e desembarque na Saldanha Marinho (posterior à Ferreira Penteado) e na Senador Saraiva (anterior à Costa Aguiar).
Juntas, essas quatro linhas transportaram cerca de 3,6 mil passageiros no mês passado, em dias úteis.
Consulte sua linha
A Prefeitura disponibiliza os horários, itinerários e estimativa de chegada de ônibus pelos Apps:
Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 118 ou pelo Whatsapp 19 3731-2910 (ambos da Emdec – empresa da prefeitura que é responsável pelo gerenciamento do trânsito na cidade)
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS
Tiros na D. Pedro: perseguição após roubo de moto de luxo termina com suspeito baleado na rodovia