A Prefeitura de Valinhos confirmou nesta quarta-feira (4) uma morte por febre maculosa. A vítima é uma mulher, de 44 anos, que morreu no dia 25 de setembro em um hospital particular. O resultado do exame foi divulgado nesta quarta.
Em nota, a Administração informou que as medidas de prevenção e combate à doença foram intensificadas desde junho, entre elas está o treinamento de médicos da rede pública para diagnóstico precoce.
“Além disso, a Prefeitura identificou locais que exigem alerta e reforçou medidas de conscientização da população. A febre maculosa não é transmitida entre pessoas, mas é endêmica na região”, informou a Prefeitura.
O possível local da infecção não foi informado pela Administração até o momento desta publicação.
Cuidados
A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato-estrela infectado. Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias.
Veja os sintomas da doença:
- febre
- dor de cabeça
- dor intensa
- mal-estar generalizado
- náuseas
- vômitos
- manchas vermelhas pelo corpo (em alguns casos)
Ao apresentar um desses sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve com locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com com outras doenças febris agudas, como covid-19 e dengue.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS
Por que São Francisco é o santo protetor dos animais?