Na região de Campinas, o número de mulheres idosas é 26% maior do que o de homens da mesma faixa etária. Um levantamento realizado pela Fundação Seade mostrou que a região de Campinas possui 126 mulheres acima de 60 anos para cada 100 homens na mesma faixa etária. A diferença é menor que a média estadual, que foi de 132 mulheres com 60 anos ou mais para o grupo de 100 homens com a mesma idade, mas representa um percentual alto.
Segundo levantamento, todas as regiões administrativas apresentaram volume populacional de mulheres idosas superior ao de homens. A maior diferença entre os grupos nas regiões administrativas pesquisadas foi registrada na região de Santos, onde existem 141 mulheres com 60 anos ou mais para cada 100 homens. Na sequência, aparece a região metropolitana de São Paulo, com média de 1,39%.
Ao mesmo tempo, os menores índices são encontrados nas regiões de Registro, com 1,1%, e em Itapeva, 1,13%. As demais regiões mostram razões entre os sexos também mais próximas à média estadual.
LEIA TAMBÉM
Bolão de Campinas acerta a quina da Mega-Sena e fatura R$ 44,5 mil; veja resultado
Estudante de 19 anos é preso com facão em escola de Piracicaba; jovem planejava massacre, diz PM
NO ESTADO
O número de mulheres acima dos 60 anos já atinge mais de 4,3 milhões neste ano, em São Paulo. O total representa 18,5% da população feminina de todas as cidades paulistas.
No início do século 21, esse perfil representava 9,9% da população do Estado. A pesquisa apontou também que a população feminina desse perfil responde por 30% das idosas do Estado em 2023. Essa participação é reduzida à medida que se avança na idade.
A expressiva proporção de idosas exige maiores cuidados e atenção às suas necessidades em áreas como saúde, transporte e habitação, visando à melhoria de sua qualidade de vida.
ENVELHECIMENTO
Segundo o levantamento, o processo de envelhecimento não se dá de forma homogênea no território paulista. Na região de Campinas, o índice de envelhecimento das mulheres é maior que a média, e fica em 111 mulheres de 60 anos ou mais para cada grupo de 100 crianças ou jovens.
LEIA MAIS
Veja como se inscrever para ser voluntário do Jogos de Paris 2024