A secretaria de Saúde iniciou na manhã deste sábado (3) mais um mutirão contra a dengue em Campinas. Os agentes de saúde estão percorrendo quatro regiões de Campinas:
- Jardim Paulicéia,
- Vila Castelo Branco,
- Jardim Anchieta,
- Jardim Campos Elíseos,
- Jardim Nova Morada e
- Jardim Roseira.
Os locais foram selecionados por causa do número de casos confirmados ou suspeitos de dengue nos últimos sete dias. A intenção é mobilizar a população para cuidados.
Vacina do Butantan contra dengue tem 79% de eficácia
Mutirão contra dengue
O mutirão contra a dengue neste sábado reúne ao menos 100 agentes da Saúde, além disso incluiu trabalhadores da empresa Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros. Eles usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. O pedido é para que a população colabore nos trabalhos.
Mutirão usa drones nesses locais
A Administração informou que está usando drones para localizar criadouros do mosquito Aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono nessas regiões.
Com isso, chaveiros podem ser acionados e esta medida está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.
Números da dengue em Campinas
Dengue tipo 3 e tipo 4
Campinas registrou até o dia 2 de fevereiro 1.679 casos confirmados de dengue. As novas ações surgem diante da preocupação com os tipos 3 e 4 da dengue, já presentes em outros municípios brasileiros. A última vez que o vírus do tipo 3 circulou em Campinas foi em 2009, já o tipo 4 foi registrado em 2014.
O risco de agravamento do quadro é maior quando um paciente é infectado mais de uma vez por tipos distintos da doença, por isso a Prefeitura está intensificando as ações para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
Doze áreas estão em alerta nesta semana classificadas com alto risco de transmissão da doença:
- Região Leste: Parque São Quirino e Vila 31 de Março;
- Região Norte: Jardim Campineiro, Jardim São Marcos e Vila Esperança;
- Região Noroeste: Jardim Rossin;
- Região Sul: Jardim Nova Europa e Vila Campos Salles;
- Região Suleste: Cohab, Imperial Parque e Jardim Conceição;
- Região Sudoeste: Vila União.
Balanço
O primeiro mutirão do ano foi realizado na região dos DICs e os outros dois nos bairros vizinhos ao Jardim Eulina. No total das três ações foram recolhidas mais de 80 toneladas de resíduos e quase nove mil imóveis foram vistoriados.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Empresa americana dará R$ 50 mil para quem ficar 30 dias sem celular
Flipside: Instagram testa recurso para criar perfil alternativo