- Publicidade -
CotidianoNº de ataques de escorpiões cresce durante o calor; veja cuidados

Nº de ataques de escorpiões cresce durante o calor; veja cuidados

Em Campinas, foram registrados 535 ataques de janeiro a outubro deste ano

- Publicidade -

*Com informações da EPTV Campinas

Um levantamento da secretaria municipal de Saúde apontou que o número de ataques de escorpiões cresceu nos últimos meses, e o calor pode ser o principal motivo. De janeiro a outubro deste ano foram registrados 535 ataques na metrópole.

- Publicidade -

O total representa alta de 19,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 447 ataques. Além disso, o crescimento é de 65% se considerar os últimos dois anos. Em 2021, foram 324 ocorrências.

Os escorpiões costumam viver na rede de esgoto, mas basta começar a chover e a esquentar que eles saem em busca de abrigo. Com isso, eles acabam invadindo residências e colocam a vida dos moradores em risco.

Como evitar escorpiões?

De acordo com a bióloga da unidade de Vigilância em Zoonoses de Campinas, Heloísa Malavasi, os escorpiões se reproduzem facilmente e por isso existem em grande quantidade nos centros urbanos. “Eles vivem em locais onde encontram abrigo e alimentação. O principal alimento deles é a barata e, por isso, as tubulações de esgoto são ideais para que eles vivam”, lembra a especialista.

Conforme Malavasi, as barreiras físicas são as mais indicadas, já que as principais formas de acesso dos escorpiões aos imóveis são por meio de ralos, frestas, sifões e até por interruptores, tomadas ou bocais de lâmpadas. “O controle químico é pouco eficiente e pode provocar o desalojamento dos escorpiões de seus abrigos, aumentando o risco de acidentes”, complementa.

Dicas práticas

  • Vedar ralos de esgotos, optando pelos tipo abre e fecha ou colocando telas finas para evitar entrada dos escorpiões;
  • Colocar trilhos de borracha, silicone ou mesmo de espuma/tecidos nas portas;
  • Vedar interruptores por onde passa a fiação elétrica, mantendo os espelhos de luz bem ajustados e, se necessário, colados com silicone;
  • Vedar caixas de gordura;
  • Evitar acúmulo de materiais, como madeiras e recicláveis, nos ambientes, pois podem servir de abrigo aos escorpiões;
  • Sempre inspecionar toalhas de banho, sapatos e roupas antes de vestir;
  • Se possível, manter camas e colchões afastados das paredes e sempre observar as roupas de cama antes de deitar, pois escorpiões podem se alojar nestes locais;
  • Em caso de picadas/acidentes com escorpiões, a pessoa deve ser levada imediatamente ao serviço de saúde mais próximo.

Sintomas e o que fazer

A picada costuma causar dor intensa, sensação de formigamento e inflamação. Os quadros moderados podem gerar náusea, aumento da frequência cardíaca, queda de pressão e dificuldade para respirar. Por serem mais frágeis, as crianças possuem mais risco de quadros graves. O ideal é procurar atendimento médico o mais rápido possível.

- Publicidade -

Antes disso, porém, a aplicação de uma compressa morna no local da picada ajuda a amenizar a dor. Para facilitar a assistência médica, é importante identificar o tipo do animal. Se não for possível capturá-lo com segurança, tire fotografias.

A secretaria de Saúde ainda orienta o que deve ser feito em caso de uma picada de escorpião. Veja o passo a passo abaixo:

  • ir direto para o pronto socorro mais perto de onde a vítima estiver
  • lavar o local da picada com água e sabão
  • colocar uma compressa de água morna no local

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -