A reta final do Inverno, que termina em 23 de setembro, está cheia de altos e baixos na região de Campinas. Após um calorão com máximas que superam 30ºC, uma nova frente fria deve derrubar as temperaturas e trazer chuva ainda no decorrer desta semana. De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a queda brusca deve ocorrer entre quinta (14) e sexta-feira (15).
Segundo o Centro, a frente fria deverá fazer uma passagem mais continental sobre São Paulo nesta semana, e só depois seguir para o Oceano Atlântico. Com isso, a sua influência será maior no estado. Além disso, a passagem de um ciclone também fará parte desta mudança no clima.
“Teremos uma queda mais expressiva nas temperaturas na “metade sul” do estado. O ciclone associado ficará próximo à costa gaúcha na quinta e depois seguirá para sudeste, adentrando o Atlântico”, informou o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy.
LEIA TAMBÉM
Polícia abre inscrições para concurso com salários de até R$ 15 mil; há 225 vagas na região de Piracicaba
Vídeo mostra jovem sendo agredido dentro de bar no Cambuí; polícia vai investigar
Chuvas e ventos fortes
Até o momento, os modelos meteorológicos indicam chuvas entre a madrugada de quinta e sexta-feira na região de Campinas. A estimativa de volume ainda não foi divulgada pelo Cepagri.
Durante o período da passagem da frente fria, os ventos devem atingir velocidades maiores, com registro de rajadas de vento de até 50 km/h no período da tarde e da noite.
“Em geral, a expectativa para os ventos na sexta é de velocidades médias sustentadas em torno de 30 km/h, com rajadas em torno de 50 km/h”, afirma Bainy.
os indicativos, que ainda estão divergindo um pouco entre os modelos, sugerem que as chuvas devem ocorrer entre a madrugada de quinta e a madrugada de sexta-feira, podendo ser recorrente, e teremos queda nas temperaturas na virada de quinta para sexta-feira.
Próximos dias
Devido à passagem da frente fria, a quinta-feira (14) deve ser de céu nublado a encoberto, o que limita a elevação das temperaturas. Segundo a previsão, as chuvas devem ocorrer somente a partir da tarde. À noite, os ventos passam a soprar com maior intensidade, o que deve persistir até a madrugada de sábado (16), transportando um ar mais frio.
Na sexta-feira (15), a expectativa é de que o dia amanheça com céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuvas. No decorrer do dia a nebulosidade diminui, mas com a entrada do ar frio as temperaturas não sobem tanto.
Na virada de sexta pra sábado, as temperaturas mínimas caem ainda mais. No entanto, sob céu claro, teremos acentuada elevação térmica e uma grande amplitude térmica no dia. Veja como ficam as temperaturas nos próximos dias:
- Terça-feira – mínima de 18ºC e máxima de 33ºC
- Quarta-feira – mínima de 19ºC e máxima de 34ºC
- Quinta-feira – mínima de 17ºC a máxima de 27ºC
- Sexta-feira – mínima de 15ºC e máxima de 24ºC
- Sábado – mínima de 13ºC e máxima de 30ºC