Campinas terá pancadas de chuva nos próximos dias devido à chegada de uma nova frente fria. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, há possibilidade de precipitação até a quinta-feira (24), dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo. Veja os detalhes abaixo.
Segundo o meteorologista Bruno Bainy, a probabilidade de temporais na região aumenta a partir desta terça-feira (22). “A partir de hoje essa restrição nos níveis médios vai diminuindo, e o potencial para o desenvolvimento de nuvens profundas, resultando em pancadas de chuva e temporais, aumenta. No entanto, ainda não temos indicativos para tempo severo (fortes rajadas de vento e granizo grande ou acumulado)”, afirma.
A nova frente fria chega à região entre quarta (23) e quinta-feira (24). De acordo com Bainy, “são esperadas pancadas de chuva de forte intensidade, seguidas por períodos mais prolongados de chuvas leves e contínuas”. O meteorologista ainda acrescenta que os maiores volumes de precipitação estão previstos para esses dois dias e a expectativa é de até 20 milímetros por dia.
LEIA TAMBÉM
Criança de 4 anos cai de 3º andar de prédio em Monte Mor, segundo PM
Campinas abre licitação para obras de reforma e revitalização do Mercadão
“Boa parte dos dias nas próximas duas semanas devem ter presença de chuvas. As estimativas dos modelos variam bastante, mas se for para colocar algum valor de referência, é algo entre 10 mm a 20 mm de chuva. A gente deve ter alguma janela de dias sem chuva para o final desta semana, sexta ou sábado, e depois recomeça de novo. E ai devemos ter uma sequência de dias com bastante chuva”, relata Bainy.
QUEDA NAS TEMPERATURAS
A frente fria deve passar mais pelo litoral, mas devemos ter uma pequena queda de temperaturas por aqui para o final da semana, a começar entre quinta e sexta-feira (25). De acordo com Bainy, a partir de quinta-feira o dia começa a ficar mais nublado.
“Na quinta o dia fica mais fechado, e amplitude térmica é pequena, e os ventos começam a soprar com mais força de sudeste, transportando um ar ligeiramente mais frio”, afirma o meteorologista.
Devido a passagem de um ar mais frio, as temperaturas ficam amenas a partir do domingo (27). Contudo, o meteorologista do Centro afirma que não teremos temperaturas muito baixas, e que a menor mínima deve ficar em torno de 17ºC. Além disso, durante este período, os ventos devem chegar a 30 km/h, o que diminui a sensação térmica.
LEIA MAIS
Companhia aérea tem alta de mais de 270% na quantidade de pets