- Publicidade -
CotidianoNova frente fria trará ventos fortes e chuva na região de Campinas

Nova frente fria trará ventos fortes e chuva na região de Campinas

De acordo com o Cepagri, da Unicamp, as temperaturas devem manter a baixa amplitude térmica a partir desta terça (27); confira a previsão

- Publicidade -
Tempo deve permanecer encoberto em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código19)
Tempo deve permanecer encoberto em Campinas (Foto: Luciano Claudino/Código19)

A passagem de uma nova frente fria deve proporcionar a entrada de ventos fortes e a ocorrência de chuva torrencial nos próximos dias, na região de Campinas. De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, as temperaturas ficam entre 17ºC e 24ºC nesta terça-feira (27) e os ventos mais fortes devem começar na quinta-feira (29).

“Para hoje e quarta-feira, as temperaturas são moduladas pela presença persistente da nebulosidade, mantendo uma baixa amplitude térmica. Entre quinta e sexta-feira, a passagem de uma frente fria pelo oceano promove a entrada de ventos fortes de sudeste na região, transportando um ar ligeiramente mais frio e com ocorrência de rajadas”, diz trecho do boletim do Centro.

Segundo o meteorologista, do Centro, Bruno Bainy, a frente fria ainda deve causar ventos de intensidade moderada. “Entre quinta e sexta, ventos de intensidade moderada a forte com velocidades médias em torno de 35 km/h”, afirma.

 

LEIA MAIS

Quadrilha rouba armas de galpão de transportadora, em Campinas

Vereador Zé Carlos se afasta da presidência da Câmara de Campinas
 

CHUVAS INTENSAS

- Publicidade -

Ainda de acordo com o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, dois fatores são responsáveis pela chuva mais intensa. “Até quarta-feira, o que estará provocando as chuvas (intensas e volumosas) é a combinação de dois fatores principais: da aproximação de uma área de baixa pressão nos altos níveis da troposfera (em torno de 10 km) e da convergência de umidade nos níveis baixos (entre a superfície e 2 km). Esses ‘ingredientes’ favorecem a formação e o desenvolvimento de nuvens de chuva e temporais”, relata.

Para os próximos dias, a expectativa é de 80 milímetros de precipitação, o que já coloca a região em estado de alerta. “A expectativa do volume de chuvas para esses próximos dias está nesta faixa de valores, algo em torno de 80 milímetros. Os modelos variam nas estimativas, mas é uma ordem de magnitude em torno de 80 milímetros”, comenta. Até o próximo sábado (1º), as chuvas devem ser recorrentes e compostas por descargas elétricas.

RISCO DE DESLIZAMENTO

Para o meteorologista, a maior preocupação é em relação às chuvas torrenciais. “A maior preocupação é com relação ao volume e intensidade de chuva. Em alguns momentos, a gente pode ter chuva torrencial, resultando em alagamentos e enxurradas, e também, nos próximos três dias, o acumulado de chuvas pode ser expressivo e causar fragilização na estrutura do solo, resultando em risco de deslizamento de terra, especialmente em áreas mais vulneráveis. A Defesa Civil usa como critério 80 mm em 72 horas para essa questão de alerta e risco de deslizamento de terra. é com o risco de deslizamento de terra”, relata.

E QUANDO O SOL VOLTA?

Com um clima diferente do esperado para a estação da Primavera, Bainy explica que as temperaturas só seguem em baixa na região devido às nuvens e chuva, e acrescenta que “se abrir um solzinho já sobe bastante”. Além disso, entre domingo (2) e segunda-feira (3) teremos maior presença de sol, mas a expectativa é de “céu parcialmente nublado” para esses dias.

 

LEIA TAMBÉM

Saiba quais são os riscos de não vacinar as crianças da Poliomielite

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -