- Publicidade -
CotidianoNova linha do BRT que liga Ouro Verde ao Centro inicia operação nesta sexta em Campinas

Nova linha do BRT que liga Ouro Verde ao Centro inicia operação nesta sexta em Campinas

Segundo a Emdec, percurso deve durar cerca de 35 minutos; empresa fez mudanças na distribuição das linhas nas plataformas dos terminais Ouro Verde e Central

- Publicidade -

 

Campinas vai iniciar nesta sexta-feira (31) a operação de uma nova linha de ônibus coletivo municipal com características BRT. Conectando os terminais Ouro Verde e Central, a nova linha ‘BRT10 – Terminal Ouro Verde’ terá o percurso estimado em 35 minutos. Esta será a segunda linha com características BRT a ser entregue até o momento.

Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), com circulação semiexpressa em dias úteis, nos horários de pico, a linha operará com intervalos de 18 minutos e frota de quatro veículos. No total, serão realizadas 26 viagens, considerando ambos os sentidos.

“A nova linha vai permitir um deslocamento mais eficiente entre o Ouro Verde e o Centro, e fará a diferença na vida de muitos usuários”, afirmou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Com a nova linha em circulação, as linhas 120 – Terminal Ouro Verde, 121 – Terminal Ouro Verde e 190 – Jardim São Domingos terão ajustes na tabela horária. A Emdec também realizou ajustes operacionais na distribuição das linhas nas plataformas dos terminais Ouro Verde e Central (veja abaixo).

 

LEIA TAMBÉM

Alerta: Casos de dengue em Campinas mais que dobram em duas semanas

- Publicidade -

Justiça concede liberdade provisória aos responsáveis por clínica clandestina em Nova Odessa
 

COMO VAI FUNCIONAR

O embarque e o desembarque serão realizados pela porta direita, nos terminais Ouro Verde e Central, e Santa Lúcia; e pela esquerda, nas estações BRT, onde a porta dos ônibus é operada em sincronia com as portas automáticas. Semáforos orientarão os condutores que trafegarem nas imediações das estações e terminais, para a saída dos ônibus.

O pagamento da tarifa será realizado nas catracas eletrônicas das estações e terminais, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone.

 

Linha liga o Ouro Verde o Centro de Campinas (Foto: Giuliano Tamura/EPTV Campinas)

TRAJETO E HORÁRIOS  

No sentido Bairro-Centro, a linha deixa o Terminal Ouro Verde e segue com paradas no Santa Lúcia; nas estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti e João Jorge; e no Terminal Central. Os horários de saída do Terminal Ouro Verde terão início às 4h54, seguindo até as 8h30.

No sentido contrário, Centro-Bairro, as paradas acontecem nos mesmos terminais e estações. Já os horários das partidas do Terminal Central serão pela tarde, das 15h30 às 19h06.

Com a nova linha em circulação, as linhas 120 – Terminal Ouro Verde, 121 – Terminal Ouro Verde e 190 – Jardim São Domingos terão ajustes na tabela horária.

Confira os itinerários e horários da linha BRT10

  • Ouro Verde – Terminal Central: Terminal Ouro Verde; Santa Lúcia; estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge; e Terminal Central.
    Partidas: 04h54; 05h12; 05h30; 05h48; 06h06; 06h24; 06h42; 07h00; 07h18; 07h36; 07h54; 08h12; 08h30.
     
  •  Terminal Central – Ouro Verde: Terminal Central; estações BRT João Jorge, Mário Gatti, São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera, Vila Rica; Santa Lúcia; e Terminal Ouro Verde.
    Partidas: 15h30; 15h48; 16h06; 16h24; 16h42; 17h00; 17h18; 17h36; 17h54; 18h12; 18h30; 18h48; 19h06.

ALTERAÇÕES EM PLATAFORMAS DOS TERMINAIS OURO VERDE E CENTRAL

A Emdec realizou ajustes operacionais na distribuição das linhas nas plataformas dos terminais Ouro Verde e Central. 

No Terminal Ouro Verde, o BRT10 realizará parada na plataforma F2 (antiga plataforma 7). Desde o dia 23 de março, a linha 125 – Shopping Iguatemi passou a parar na plataforma A (antiga plataforma 1). E a linha 134 – Terminal Barão Geraldo, permaneceu na plataforma F2, mas em ponto diferente. Assim como as linhas 123 e 205 (Terminal Campo Grande/Terminal Ouro Verde), que permaneceram na plataforma A, mas em parada distinta. 

Já no Terminal Central, o BRT10 terá embarque e desembarque na plataforma F. Desde o dia 29, quarta-feira, as linhas 140 – Terminal Vila União, 142 – Jardim Santa Terezinha e 162 – Jardim Pauliceia passaram a sair da plataforma E. E a linha 380 – Cambuí, da plataforma C. Seguem nas plataformas de costume, mas em pontos diferentes, as linhas 221, 222, 223, 228 e 231 (plataforma A); e 404 e 405 (plataforma C).

Na mesma data, as linhas 330 – Unicamp e 333 – Terminal Barão Geraldo deixaram de atender ao Terminal Central. Ambas passaram a parar na pista externa da Avenida Senador Saraiva, na aproximação com a Rua Treze de Maio, em novo ponto de parada, acrescentado ao itinerário, a cerca de 200 metros do terminal. Depois, continuaram a parar na pista externa da Avenida Dr. Moraes Salles, em frente à base da Guarda Municipal.

Os demais pontos de parada e o itinerário permaneceram sem alterações. Para atender à demanda da comunidade universitária, excepcionalmente, terão parada no Terminal Central as saídas programadas a partir das 20h30, partindo da Unicamp, na Avenida Érico Veríssimo, no caso da 330; e do Terminal Barão Geraldo, para a 333.

ESTAÇÕES

Com o início da operação, seis estações do Corredor BRT Ouro Verde começaram a operar hoje para  servir a linha BRT10.

As seis estações abertas do BRT são: Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti e João Jorge. A nova linha também vai passar pela estação Santa Lúcia. As estações possuem plataformas com estrutura metálica, piso em granito, vidro laminado duplo, portas automáticas e semáforos para orientação dos motoristas de ônibus.

ORIENTAÇÃO

Segundo a Emdec, para esclarecer os usuários sobre as mudanças, foi iniciada ação de orientação aos passageiros.

“Desde o dia 21, no Terminal Ouro Verde, agentes da Mobilidade Urbana explicam as alterações à população. E desde o sábado, dia 25, agentes da Mobilidade Urbana atuam no Terminal Central. Em ambos os terminais foram afixados cartazes sobre os ajustes”, informou a empresa.

PRIMEIRA LINHA BRT

A primeira linha a funcionar pelo sistema em Campinas foi a BRT 20 (Campo Grande Semiexpresso), tendo a sua operação iniciada em novembro de 2022.

No princípio, atendeu a cinco estações e terminais: Terminal Campo Grande, Terminal Satélite Íris, Estação Londres, Estação Rodoviária e Terminal BRT Mercado. 

O atendimento da linha foi ampliado em janeiro de 2023, para 10 estações e terminais, passando a incluir em seu trajeto as estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUCC), Garcia e Aurélia. Desde o dia 6 de março, a linha realiza o percurso de ida e volta.

 

LEIA MAIS

Dados na internet podem estar desprotegidos, dizem especialistas

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -