- Publicidade -
CotidianoNova onda de calor: veja quando começa a esquentar no estado de SP

Nova onda de calor: veja quando começa a esquentar no estado de SP

Climatempo aponta que novo bloqueio atmosférico vai se instaurar no estado, podendo elevar temperaturas em mais de 5°C acima da média

- Publicidade -

Para a felicidade dos fãs do calor, o frio já está se despedindo do estado de São Paulo. Com o sistema de alta pressão que traz o ar gelado rumo ao oceano, o ar quente começa a virar um bloqueio atmosférico, que vai se transformar em uma nova onda de calor. Esse cenário vai causar uma verdadeira ‘gangorra’ nas temperaturas em algumas regiões, com mudanças bem significativas.  

Quando vai ter onda de calor no estado de SP? 

De acordo com a previsão do Climatempo, o ar quente e seco vai ganhar mais força a partir do sábado (17), já com temperaturas mais altas, mas a onda de calor vai começar oficialmente no domingo (18) e deve durar pelo menos até a quinta-feira (22) no país. 

Essa nova massa de ar quente que se estabelece sobre o país terá características similares a das últimas ondas de calor, ainda segundo o serviço de meteorologia. 

“Este sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde”, informa o Climatempo.  

Gangorra nas temperaturas 

Após a recente atuação de uma forte massa de ar frio, que estabeleceu recordes de baixas temperaturas no país, a chegada dessa massa de ar quente vai trazer uma virada significativa.  

As cidades das áreas em vermelho no mapa acima experimentarão temperaturas entre 5°C a 7 °C acima da média durante a nova onda de calor. Este é o caso de Campinas, que tem média de temperatura máxima de 25°C para o mês de agosto.  

Para as áreas em laranja, a elevação será entre 2,5°C a 3 °C acima da média. Tendo em vista que as temperaturas médias de agosto já são mais elevadas em relação a julho, isso fará com que o calor seja sentido de forma mais intensa e desconfortável. O tempo seco, associado à baixa umidade relativa do ar, pode dificultar a respiração e exigir maior cuidado com a hidratação, destaca o Climatempo. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Cemitério de Piracicaba tem passeio ‘assustador’ nesta sexta-feira; veja como se inscrever

Rua de Piracicaba recebe mais de R$ 800 mil para obras de pavimentação e drenagem

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -