Novembro começou nesta quarta-feira (1º) com expectativas de calorão na região de Campinas. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, os termômetros devem marcar temperaturas elevadas no decorrer do mês, assim como chuvas regulares e duas passagens de frentes frias – leia mais abaixo.
Segundo a previsão estendida, as máximas devem sofrer uma queda já neste final de semana, com a passagem de uma frente fria. No domingo (5), os moradores da região devem sentir a entrada de um ar mais frio. Com isso, o fim de semana terá temperaturas mais amenas.
Entretanto, esse panorama deve mudar em meados da próxima semana. De acordo com o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, as temperaturas voltam a subir na terça-feira (7), quando os termômetros podem marcar até 30ºC.
“Teremos essa entrada de ar frio já no domingo, e deve manter as temperaturas (principalmente as mínimas) um pouco mais amenas até meados da próxima semana. As máximas já voltam a subir, e na terça já podemos ter máximas em torno de 30ºC. Nesses dias, a expectativa também é de tempo firme”, explica.
Calorão e chuvas
Com as temperaturas em alta, a expectativa para o segundo final de semana do mês é de tempo instável. Segundo Bainy, novembro já costuma ser mais chuvoso, mas não há previsão de volumes elevados.
“A média e longo prazo (e em uma perspectiva semanal), no entanto, a tendência é de que as temperaturas permaneçam mais elevadas no mês de novembro. Quanto às chuvas, não temos indicativos de semanas extremamente chuvosas em novembro, mas devemos ter chuvas regulares”, acrescenta.
De acordo com a média histórica do Cepagri, com captação de dados desde 1990, novembro costuma ter mínimas em torno de 18,2ºC e máximas chegando a 29,6ºC. Em relação às chuvas, a média do mês é de 167,2 milímetros, com precipitação em 10,5 dias.
“Apesar dessas tendências de prazo mais longo, podemos ter alguns dias de temperaturas mais amenas, e podemos ter eventos de chuva intensa e volumosa”, finaliza Bainy.
Segunda frente fria
Para a segunda quinzena de novembro há indicativos da passagem de uma segunda frente fria sobre a região. De acordo com o Centro, a mudança no tempo deve ocorrer por volta do dia 12 de novembro. Apesar da entrada de ar mais frio, as temperaturas não devem sofrer um impacto tão grande.
Próximos dias
De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, as temperaturas começam a subir a partir da próxima quarta-feira (8), com máximas de até 34ºC. Veja a previsão dos próximos dias:
- Quarta-feira (1º): mínima de 19ºC e máxima de 27ºC, com previsão de 8 milímetros
- Quinta-feira (2): mínima de 17ºC e máxima de 29ºC, com previsão de 8 milímetros
- Sexta-feira (3): mínima de 18ºC e máxima de 32ºC, com previsão de 25 milímetros
- Sábado (4): mínima de 17ºC e máxima de 28ºC, com previsão de 10 milímetros
- Domingo (5): mínima de 14ºC e máxima de 27ºC, sem previsão de chuva
- Segunda-feira (6): mínima de 14ºC e máxima de 28ºC, com previsão de 5 milímetros
- Terça-feira (7): mínima de 15ºC e máxima de 28ºC, sem previsão de chuva
- Quarta-feira (8): mínima de 16ºC e máxima de 30ºC, sem previsão de chuva
- Quinta-feira (9): mínima de 17ºC e máxima de 30ºC, sem previsão de chuva
- Sexta-feira (10): mínima de 18ºC e máxima de 34ºC, com previsão de 1 milímetro
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294