A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta para uma queda brusca nas temperaturas e a possibilidade de sensação térmica negativa a partir de quinta-feira (13) em regiões de São Paulo. Segundo o órgão estadual, uma frente fria seguida por uma massa de ar frio causará queda significativa nos termômetros até o domingo (16). Em Campinas, há previsão de mínimas de 8ºC com sensação térmica de 7ºC.
LEIA TAMBÉM
Fiscais do Procon vão fiscalizar adega irregular e são trancados por funcionários que fogem
Voos entre Campinas e Florianópolis são afetados após avião derrapar em pista; veja vídeo
Ainda segundo o comunicado, as menores temperaturas devem ocorrer no final da madrugada e início da manhã. Além disso, há a possibilidade de formação de geada em pontos isolados do estado de São Paulo. A previsão é de sensação térmica negativa em – 1ºC na Serra da Mantiqueira. Ontem (11), a Defesa Civil já havia emitido um alerta para ventos fortes na ordem de 80 km/h a partir de amanhã – leia mais abaixo.
“Ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Não se esqueça que animais também sentem frio, logo, abrigue animas de estimação e se possível, acolha temporariamente animais abandonados”, finaliza a Defesa Civil.
VENTOS FORTES
Na última terça-feira (11), a Defesa Civil do estado já havia emitido um alerta de ventos fortes devido à chegada de um ciclone extratropical. A previsão é que esse efeito também comece a ser sentido a partir desta quinta-feira. Em Campinas, espera-se rajadas de vento com velocidades em torno de 80 km/h e temperaturas mínimas de 9ºC.
O comunicado informa que todo o estado de São Paulo sentirá os efeitos da formação e deslocamento de um centro de baixa pressão, que se moverá pelo oceano, a partir desta quinta-feira. Com a passagem do ciclone no Sul do país, é esperada a formação de rajadas de vento fortes, com velocidades de até 90 km/h, nas seguintes regiões: capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva.
Em Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Campinas e São José dos Campos, os ventos poderão atingir os 80 km/h. “Embora o ciclone extratropical traga chuva para o sul do país, em São Paulo não serão registrados acumulados significativos”, acrescenta o órgão.
OPERAÇÃO INVERNO
Durante a estação mais fria do ano, a Prefeitura de Campinas mantém a Operação Inverno, que oferece albergamento e assistência a esta população. A iniciativa é realizada pelo serviço conveniado SOS Rua que, durante a Operação Inverno, funciona ininterruptamente das 8h à meia-noite. Às pessoas que não aceitam ir para o abrigo, são fornecidos cobertores.
Caso alguém aviste um morador em situação de rua necessitando de abrigo, pode acionar o serviço das 8h às 18h pelo número (19) 3253-4512. No período noturno, das 18h às 21h, o serviço pode ser contatado via WhatsApp no número (19) 99984-6496.
LEIA MAIS
Saiba como a inflação negativa aumenta pressão por queda de juros