- Publicidade -
CotidianoNuvem 'arco' é flagrada antes de tempestade na região de Campinas

Nuvem ‘arco’ é flagrada antes de tempestade na região de Campinas

Temporal registrou rajadas de vento de 79,6 km/h no período da tarde e provocou a queda de árvores na cidade

- Publicidade -

Uma nuvem ‘arco’ foi registrada antes da tempestade que atingiu a região de Campinas na tarde desta sexta-feira (3). De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, essa formação indica a aproximação de chuvas volumosas.

“É uma nuvem de tempestade, é a cumulonimbus, e a gente tem uma faixa na frente que é o acessório da nuvem quando ela tem essas grandes proporções e está em deslocamento, que a gente chama de nuvem ‘arco’ ou nuvem ‘prateleira’ e está indicando esse avanço da tempestade”, explica.

- Publicidade -

De acordo com Bainy, até às 17h, a estação do Cepagri havia registrado um acumulado de 15 milímetros de chuva. Apesar do volume de precipitação não ser tão expressivo, os ventos durante o temporal foram fortes. Segundo a medição do Centro, foram registradas rajadas de vento de 79,6 km/h na estação de Viracopos por volta das 16h10.

Queda de árvores

Em decorrência dos ventos fortes, a Defesa Civil de Campinas contabilizou a queda de sete árvores na cidade. Veja os endereços abaixo:

  • Rua Pedro Gonçalves Sobrinho, Parque Luciamar (Região Leste) – 4 árvores
  • Avenida Aryman, Parque Dom Pedro II (Região Sudoeste) – 1 árvore
  • Rua Dr. Ruberlei Boareto da Silva, Cidade Universitária (Região Norte) – 1 árvore
  • Rua Pastor Samuel de Campos Chiminazzo, Cidade Satélite Íris I (Região Noroeste) – 1 árvore
Árvore caiu durante temporal (Foto: Jorge Talmon/EPTV)

Passagem de frente fria

A aproximação de uma nova frente fria deixa o tempo instável na região de Campinas neste final de semana. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, há expectativa para novos temporais nos períodos da tarde e da noite ainda nesta sexta-feira (3).

Além disso, um alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para tempestades segue em vigor até às 21h de hoje. Segundo o comunicado, o aviso emitido é na cor laranja, o que significa “perigo”. De acordo com o órgão, pode chover até 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -