Uma nuvem colorida e misteriosa foi vista por moradores sobre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no último domingo (3). O fenômeno foi gravado em um vídeo. Segundo especialistas do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o fenômeno é raro e difícil de ser flagrado. Assista:
Em uma gravação feita por moradores, a nuvem colorida aparece mais fina e sobre outra nuvem branca, maior e mais densa. O flagrante no céu foi feito por volta de 15h30, perto do limite entre Campinas e Vinhedo. Procurado para explicar a ocorrência climática, o Cepagri analisou as imagens.
LEIA TAMBÉM
Veja o que abre e fecha no feriado prolongado do Dia da Independência
Véspera de feriado terá queda na temperatura e sol ente nuvens
De acordo com o meteorologista, Bruno Bainy, a nuvem é chamada de pileus, se forma no topo de uma nuvem mais carregada, como a cumulonimbus, e aparece como um acessório, uma espécie de “chapéu” bem fino e translúcido. Ainda assim, outro fator contribuiu para o aspecto colorido da formação.
Conforme a explicação, as cores foram percebidas graças ao fenômeno da iridescência, que é bem raro, e se forma quando gotas de água ou cristais de gelo sofrem a incidência do sol. “Quando a gente tem a interação entre a luz solar com essa fina camada, ocorre a separação da luz branca das diferentes tonalidades do arc-íris”, explica Bainy.
LEIA MAIS
Lula assina demarcação de dois territórios indígenas na Amazônia