O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (3), o lançamento da TV 3.0, também conhecida como ‘TV do futuro’, que promete revolucionar a maneira como assistimos televisão. A inovação vai oferecer uma experiência de visualização, com maior qualidade de imagem e acesso simplificado por meio da conectividade. De acordo com os especialistas do setor, a TV 3.0 trará uma série de tecnologias destinadas a melhorar a experiência dos telespectadores.
O que é a TV 3.0?
Uma das características principais é a substituição dos tradicionais canais transmitidos via antenas, inclusive os de sinal aberto, por aplicativos que exigem conexão com a internet (um recurso já comum em modelos de TV atuais, mas não de forma exclusiva).
A navegação será mais interativa, permitindo aos espectadores acessarem conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e outros, além do que é transmitido ao vivo pelos canais de sinal aberto, tudo integrado à internet. Ou seja, a ‘TV 3.0’ proporcionará maior interatividade para o público, permitindo o uso de aplicativos para os canais de TV aberta. Assim, os canais poderão oferecer conteúdos personalizados e sob demanda através da TV aberta, além de uma programação mais adaptada aos interesses individuais.
“Não é necessário ter internet para acessar a TV 3.0, que é uma TV aberta e gratuita para a população brasileira. É uma transmissão com melhor qualidade de imagem e som, que será disponibilizada para todos. A interatividade é um recurso adicional que estará disponível para os aparelhos conectados à internet”, explicou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Apesar de algumas funcionalidades da nova geração de TV aberta serem possíveis com a internet, a conexão não é um requisito para receber o sinal da ‘TV 3.0’. Essa tecnologia também proporcionará uma melhoria na qualidade de imagem e som para os espectadores, com resolução em 4K e áudio imersivo, recursos que não são possíveis com a TV digital.
Denominada de “TV do futuro”, essa tecnologia será implementada nos novos modelos de aparelhos produzidos a partir de 2025, tornando obsoletos os modelos atuais. A migração para o novo sistema será gradual e iniciará nas grandes cidades. Ainda não há uma previsão para a implementação total desse modelo tecnológico, mas um dos desafios será expandir o acesso à internet banda larga no país.
Também está prevista no novo modelo a experiência de compra na tela da tv. Se estiver passando um jogo da seleção brasileira, por exemplo, será possível compra uma camisa do time do Brasil.
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, destacou, nesta quarta-feira (3), durante a apresentação da TV 3.0 pelo governo federal, a importância da união do setor para que a TV Digital possa evoluir e chegar a toda a população brasileira. Durante o evento, o Fórum Brasileiro de TV Digital apresentou inovações que a tecnologia vai disponibilizar aos telespectadores.
“É importante garantir a permanência de todos os canais abertos na TV3.0 e a permanência dos canais públicos ou estatais. Porque 70% da população brasileira se informa por esse meio de comunicação. E aí, é preciso investimento do Estado brasileiro, do Executivo, do Judiciário e Legislativo”, destacou Jean Lima.
Pesquisa Kantar Ibope Media apontou que os brasileiros assistem, em média, 5 horas e 17 minutos de televisão por dia, e cerca de 80% do tempo é voltado a TV linear, ou seja, segue a programação disponibilizada pelas emissoras.
A intenção é garantir a isonomia na distribuição dos canais e deixar a liberdade de escolha aos telespectadores.
Com informações de agências
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Vídeo mostra PM chutando cadeirante durante abordagem policial violenta
Entregador de Piracicaba leva tiro depois de discutir com motorista