O Parque das Águas está recebendo obras de melhorias, com o desassoreamento das duas lagoas, no Parque Jambeiro, em Campinas. De acordo com a Administração municipal, o trabalho está sendo executado pela secretaria de Serviços Públicos, gestora dos 25 parques e bosques de Campinas, e prevê a limpeza do lodo.
“A obra de desassoreamento das lagoas do Parque das Águas tem como objetivo remover o lodo depositado nos fundos, carregado pelas águas de chuvas por meio das galerias de águas pluviais, daquela microbacia hidrográfica”, explica o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Ainda segundo o secretário, a retirada de sedimentos do fundo das lagoas é importante para manter a oxigenação da água e a preservação da vida aquática. A maior lagoa do parque, que tem 15 mil metros quadrados, está passando por desassoreamento desde o dia 22 de agosto. A expectativa é retirar 60 mil metros cúbicos de sedimentos, o que equivale a 102 mil toneladas. Para esse trabalho estão previstas cerca de 8,5 mil viagens de caminhão truck para transportar os resíduos.
LEIA MAIS
Veja a previsão do tempo para o fim de semana em Campinas
Pescador pula em represa para tentar evitar roubo em Sumaré; bandido é preso
No local, onde já teve uma ponte, está sendo construída uma passagem, um dique de pedras, de 40 metros de extensão e 7 metros de largura, que vai ligar a margem à pequena ilha que fica no centro. O quiosque que está lá será recuperado e os visitantes poderão acessar o local por meio da nova passagem, de acordo com a Prefeitura.
Além disso, haverá a retirada das flores de lótus, planta exótica que há anos está na água da lagoa maior. Com raízes grossas e profundas, é um trabalho complexo que está sendo possível com a obra de desassoreamento.
LAGOA MENOR
O desassoreamento da lagoa menor, que tem cerca de 2 mil metros quadrados, teve início em meados de julho e foi concluído no fim de agosto. Ao todo, foram retirados 8 mil metros cúbicos de sedimentos, o que equivale a aproximadamente 13,6 mil toneladas.
De acordo com a Administração, ao menos 1,2 mil viagens de caminhões foram feitas para transportar os resíduos. Para a retirada dos sedimentos e das raízes está sendo utilizado maquinário pesado como escavadeiras hidráulicas, de vários tipos, pá carregadeira, caminhões para o transporte do material.
AMPLIAÇÃO
O Parque das Águas também está recebendo troca e ampliação do alambrado e nova iluminação. A estimativa de custos de todos os serviços é de R$ 560 mil e a expectativa é que sigam por cerca de três meses. O Parque das Águas está instalado na Avenida Paulo Corrêa Viana, nº 438, no Parque Jambeiro. A atração funciona todos os dias, das 6h às 20h.
LEIA TAMBÉM
Pesca do pintado será proibida a partir de dezembro em todo o Brasil