As obras das pontes destruídas pelo forte temporal que atingiu a região de Campinas já foram retomadas no início da manhã desta segunda-feira (23). Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, as equipes trabalham nos seguintes bairros:
- Jardim Flamboyant
- Parque Brasília
- Parque São Quirino
- Jardim Santa Mônica
- Jardim Bom Sucesso
As obras estão sendo realizadas desde a manhã de hoje. No bairro Jardim Flamboyant será necessário fazer trabalhos de raspagem, desassoreamento e recuperação de erosão no local. Segundo os moradores, na ponte havia um guarda corpo de concreto que foi levado pela força da água. Os locais estão interditados para a realização das obras.
Segundo Paulella, não há previsão de término das obras, mas afirma que, durante a semana, todas as equipes estarão trabalhando na recuperação das pontes. No sábado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) visitou alguns dos locais atingidos pelas chuvas em Campinas e prometeu uma ação rápida.
ESTRADAS
Uma estrada de Campinas que liga a Estrada Velha de Indaiatuba e a Rodovia Santos Dumont (SP-075) também foi afetada na semana passada. Uma parte aterrada cedeu com a enxurrada, abrindo um buraco no meio do local. Equipes já estão trabalhando com uma escavadeira para realizar o aterro e fechar o buraco. Não foi preciso interditar o local.
LEIA MAIS
Pedreira do Chapadão, em Campinas, é fechada depois de deslizamento de terra e de pedras
Defesa Civil de Campinas interdita asilo que pegou fogo e matou idosa
SITUAÇÃO DE EMERGENCIA
Durante a semana passada, a região de Campinas foi atingida por uma forte chuva que destruiu diversos pontos das cidades. O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), publicou neste sábado (21) um Decreto de Situação de Emergência.
O documento autoriza a desapropriação de imóveis, públicos ou privados, localizados em áreas de risco. A declaração também informa que nos últimos dias, 81 famílias desalojadas foram atendidas e que Campinas foi atingida por um acumulado de 209,6 mm de chuva (leia matéria completa aqui).
CHUVA MAIS INTENSA
Na quinta-feira (19) foi registrado 125,4 milímetros de chuva, sendo o maior volume acumulado no país e a terceira chuva mais intensa da cidade. Entre os transtornos registrados na cidade estão a queda de pontes, muros e árvores, além de famílias que perderam móveis e tiveram prejuízos em suas casas.
PRÓXIMOS DIAS
De acordo com Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a semana segue com alerta para mais temporais. Segundo o Centro, o indicativo é de chuvas volumosas na região entre hoje e terça-feira, possivelmente associadas a tempestades severas.
LEIA TAMBÉM
Três novos inquéritos são instaurados para apurar atos golpistas