O projeto de revitalização do Centro, por parte da Prefeitura de Campinas, começará uma nova etapa nesta terça-feira (21) com obras na Rua José Paulino. No local, as calçadas começarão ser esburacadas para realização de serviços nas redes de água e esgoto.
Por isso, quem tiver que andar a pé pela via, procurando presentes de Natal, por exemplo, precisará redobrar a atenção no cruzamento com a Avenida Orosimbo Maia, onde o serviço começará a ser feito.
Nesta etapa inicial, não haverá necessidade de bloqueio ou desvio no trânsito porque os trabalhos serão concentrados nas calçadas e não na rua, propriamente dita.
A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) em 6 de outubro, há dois meses e meio do Natal.
O que vai mudar?
O projeto prevê melhorias para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo, como parte da requalificação da José Paulino. A reforma faz parte do Programa Revivacidade e está alinhada com o “Polo Estratégico de Desenvolvimento – Área Central”.
Dentre os itens previstos estão:
– Recapeamento do asfalto
– Nova sinalização de placas e faixas
– Substituição do piso das calçadas, contemplando PcD (Pessoa com Deficiência)
– Seis novos pontos de ônibus, sendo dois com plataformas elevadas
– Novo mobiliário urbano (bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras)
Além disso, as áreas de paradas de ônibus serão delimitadas. Os abrigos serão do padrão “Glicério”. Para a implantação dos abrigos, e melhorar as condições do caminhar, haverá o alargamento da calçada.
Os investimentos são de R$ 4,4 milhões e vieram da Setransp (Secretaria de Transportes). O prazo estimado para que a obra inteira termine é novembro de 2024, uma vez que toda execução está estimada em 12 meses.
O serviço será realizado pela Comercial e Construtora Fênix Ltda – empresa terceirizada contratada pela Prefeitura.
Coletividade
De acordo com a Administração municipal, o projeto da José Paulino prioriza o pedestre e o transporte público. Por isso, uma das faixas para carros será eliminada, e o limite de velocidade na via será reduzido para 40 km/h.
Haverá também a implementação de calçadão, ciclofaixa e de faixa exclusiva para ônibus. Os trabalhos serão executados em 835 metros, nas nove quadras da rua.
A José Paulino atravessa o “Rótula” (Corredor Central, formado pelas vias Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva) e forma um sistema binário (uma vai e outra volta) com a Francisco Glicério.
Cruza ainda com as vias mais importantes da cidade, como: Benjamim Constant, Campos Sales e Treze de Maio (calçadão).
De acordo com o último levantamento disponibilizado pela Emdec (empresa da Prefeitura responsável pelo trânsito na cidade), passavam pela José Paulino, por dia, 21 mil pedestres, 33 linhas de ônibus municipais e nove intermunicipais. O levantamento é de 2017.
Revitalização do Centro
Em 26 de janeiro deste ano, a Prefeitura começou as obras de revitalização da Avenida Campos Sales. A data estipulada para termina-las é de um ano, e o prazo continua em pé, segundo a Administração municipal.
Porém, as obras serão interrompidas em 15 de dezembro por causa do aumento de consumidores para as compras de Natal. A ‘parada’ será feita a pedido da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas). Por isso, ao longo deste mês de novembro, os trechos estão sendo recapeados.
Os trabalhos estão previstos para serem retomados em janeiro, quando deverão ser concluídos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294