Foi devolvida para a Mata Santa Genebra a onça-parda que invadiu um hospital particular de Campinas na manhã de ontem (22).
A onça, adulta, pesava cerca de 40 kg e ficou presa em um buraco ao lado da tubulação no Hospital Madre Theodora, no Parque das Universidades.
O animal ficou próximo à entrada dos fundos do hospital. O resgate, que envolveu a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e veterinários, durou cerca de duas horas.
Segundo a Polícia Ambiental, os tranquilizantes foram aplicados aos poucos. Após a retirada do animal, por volta de 14h, a onça foi levada para um fragmento da Mata Santa Genebra, onde provavelmente tinha saído.
LEIA MAIS
Onça entra no hospital Madre Theodora, em Campinas, e mobiliza bombeiros e polícia
Radares são derrubados e incendiados na Avenida Camucim, em Campinas
PROCURA DE NOVO LOCAL
Segundo os veterinários, pelo porte, a onça conseguiria sair sozinha do local e poderia até mesmo ter acessado a área de atendimento do hospital, mas não fez porque estava muito assustada. A principal hipótese é que ela tenha entrado no prédio em busca de alimento.
“A gente tem cada vez menos fragmentos de mata e os animais ficam procurando onde encontrar um novo lugar para eles, alimentos e tudo mais, então a gente acaba suprimindo e eles procuram outros lugares. Ela procurou, mas não teve êxito e caiu aqui.Com certeza estava em busca de alimento ou de um novo habitat para ela” , explicou o veterinário Breno Martins, que acompanhou o resgate.
“Era uma fêmea jovem, sem lesão nenhuma, e agora levamos para um fragmento de mata onde é provavelmente de onde ela veio”, completou.
CONHECIDA PELA POPULAÇÃO
A presença da onça-parda no hospital assustou pacientes e moradores da região, mas não surpreendeu muito. Segundo populares, a onça é vista constantemente no bairro.
“Essa onça acho que já ronda o bairro há algum tempo, não é de agora não. Acho que foi em 2020 a primeira vez que eu vi, e não demorou muito tempo vi de novo. Dá um receio, de atacar os cachorros em casa né” , disse o motorista Fábio Sofiatto.
Em outubro do ano passado, uma onça parda foi flagrada na entrada de uma agência bancária localizada na Ceasa (Central de Abastecimento de Campinas). A Ceasa fica próxima da Mata Santa Genebra, ambiente natural do animal.
Na época, a prefeitura informou que a onça saiu da mata para, provavelmente, buscar alimento na Ceasa. O animal não foi capturado e não tinha sido mais visto.
PROVÁVEL NASCIMENTO
A onça-parda que entrou na área do Hospital Madre Theodora nesta segunda-feira (22) pode ter nascido na Mata Santa Genebra, em Campinas.
A possibilidade foi divulgada por Cidão Santos, presidente da FJPO (Fundação José Pedro de Oliveira), que administra a Mata.
Ele explicou que a onça-parda precisa de grandes territórios para circular e que o animal que invadiu a área do hospital pode ser um dos filhotes que apareceram em uma filmagem das câmeras da Mata Santa Genebra em 2021.
RESGATE
De acordo com a assessoria do Hospital Madre Theodora, no Parque das Universidades, o animal ficou preso na parte interna da unidade, e não chegou a circular pelo hospital. Ainda segundo a assessoria do hospital, não houve feridos.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, apurou com um funcionário que a onça ficou o tempo todo em um buraco nos fundos da área do pronto-socorro, que teve a entrada interditada.