A onça-parda que entrou na área do Hospital Madre Theodora nesta segunda-feira (22) pode ter nascido na Mata Santa Genebra, em Campinas.
A possibilidade foi divulgada por Cidão Santos, presidente da FJPO (Fundação José Pedro de Oliveira), que administra a Mata.
Ele explicou que a onça-parda precisa de grandes territórios para circular e que o animal que invadiu a área do hospital pode ser um dos filhotes que apareceram em uma filmagem das câmeras da Mata Santa Genebra em 2021.
LEIA MAIS
Campinas vacina 12% das crianças em duas semanas de campanha contra a pólio
Entenda a história da ‘Fernanda da PUC’ que viralizou nas redes sociais
“Há grande chance de que seja um dos três filhotes que nasceram na Mata no ano passado. Ele pode ter migrado para aquele fragmento ambiental ao lado da Unicamp, e está vivendo por lá”, afirmou.
Além disso, Santos reforçou a importância da construção de passagens de fauna subterrâneas sob as rodovias que cortam a região para reduzir as mortes de animais por atropelamentos.
“Todo mês, cerca de 30 animais são atropelados nas rodovias próximas, como cachorros do mato, onças e macacos, muitos deles ainda filhotes”, afirma.
RESGATE
De acordo com a assessoria do Hospital Madre Theodora, no Parque das Universidades, o animal ficou preso na parte interna da unidade, e não chegou a circular pelo hospital. Ainda segundo a assessoria do hospital, não houve feridos.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, apurou com um funcionário que a onça ficou o tempo todo em um buraco nos fundos da área do pronto-socorro, que teve a entrada interditada.
O Corpo de Bombeiros realizou a sedação da onça parda para fazer a retirada. Durante o resgate, houve o apoio de veterinários. Além disso, por se tratar de um local de difícil acesso, o trabalho foi prejudicado e demorou mais.
A situação chamou a atenção de pessoas que passavam pela área, que foram para a grade do hospital para tentar ver o animal.
Segundo a reportagem, a onça parda deve ser liberada em uma área de mata perto da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).