Um filhote de onça-parda foi flagrado pelas câmeras de segurança no Mini Pantanal Sanã, na Mata de Santa Genebra, em Campinas, na madrugada do dia 20 de março. O registro foi divulgado pela Prefeitura nesta sexta-feira (12). Nas imagens, é possível notar ao fundo os olhos brilhantes de mais duas onças: da mãe e de outro filhote.
Leia também: Veterinário é preso em flagrante por maus-tratos; 74 animais são apreendidos
A espécie está inclusa na categoria “vulnerável” de ameaça, no estado de São Paulo, devido à perda de habitat, à caça e a atropelamentos. O flagra faz parte do monitoramento da fauna do local, que é feito pela Prefeitura.
Os felinos andavam pela margem do Riacho Sanã, que fica ao final do deck de 100 metros de extensão, onde é possível caminhar sobre uma área de brejo.
“Além dos registros feitos no riacho da Sanã, as câmeras distribuídas pela Mata registraram, nos últimos dias, um casal de onça-parda o que indica que em breve poderemos ter novos filhotes na área”, disse Marcelo Polieri, presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata de Santa Genebra.
De acordo com o biólogo da Mata, Thomaz Barrella, a presença desses animais tem sido constantemente registrada desde 2012.
Sem motivo para medo das onças
Ainda de acordo com Barrella, “não há razões para ter medo porque as onças não são animais de natureza agressiva e buscam evitar a todo custo o contato com animais grandes – categoria na qual nós humanos estamos. Por isso, ao perceber a presença de pessoas elas se afastam”.
Além disso, o especialista ensina que o horário de atividade das onças é preferencialmente noturno, e as visitas ocorrem durante o dia, quando a chance de um encontro é muito baixa. O especialista trabalha na Mata há quase 10 anos, e ele mesmo nunca avistou nenhuma onça.
Veja algumas características das onças-pardas
- presentes nas Américas
- animais solitários
- de hábitos noturnos
- pelagem castanha
- de até 1,5 m de comprimento (sem a cauda)
- pesam até 70kg
- vivem até 13 anos, mas a média é de 7 a 9
- sobrevivem em territórios de 65 a 600 quilômetros quadrados
- evitam contato com animais grandes (humanos inclusive)
- carnívoros (se alimentam de animais de pequeno e médio porte)
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira tem festival gastronômico gratuito com música ao vivo; veja local
Roberta Campos fará show em Piracicaba nesta sexta-feira; veja como adquirir ingressos