- Publicidade -
CotidianoOnda de calor: baixa umidade causa alta na procura de umidificadores em Campinas

Onda de calor: baixa umidade causa alta na procura de umidificadores em Campinas

As altas temperaturas combinadas com a falta de chuva na metrópole nesta época do ano fazem crescer a venda de umidificadores

- Publicidade -

Com a previsão de uma nova onda de calor na primeira semana de setembro, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) vem emitindo alertas de baixa umidade relativa do ar na região de Campinas. As altas temperaturas combinadas com a falta de chuva na metrópole nesta época do ano fazem crescer a venda de umidificadores. Uma farmácia registrou aumento de 40% desde julho.


Segundo Rosangela Fernandes, gerente do estabelecimento, as vendas passaram de uma média de dois a três produtos por mês para cinco a seis unidades por semana.


“Com a demanda, chegou até faltar umidificadores aqui na farmácia. Mas agora a gente conseguiu comprar e precisamos mesmo abastecer, porque realmente o ar está muito seco”, disse.

O desconforto do ar muito seco é ainda maior para quem tem doenças respiratórias como asma, rinite e bronquite. Além disso, a secura diminui a qualidade do sono e a falta de descanso (ou privação) reflete no nosso dia a dia.

“Sinto muita coriza, muita secura. Até o ouvido dói. Em casa a gente ainda estava usando água e toalha molhada, mas agora já está precisando mesmo de um umidificador mais potente”, confessou a cliente Luciana Souza.

Uso de umidificadores exige cautela

Como o nome já diz, o umidificador tem como objetivo aumentar a umidade no ambiente. Por consequência, o aparelho melhora a qualidade do ar, o sono e traz alívio nos problemas respiratórios. No entanto, é importante entender quando e como usar o aparelho para garantir sua eficácia.

Segundo o biólogo Bruno Benetti, a atenção maior deve ser voltada para a limpeza do umidificador. Se você costuma deixar o aparelho guardado no armário e só usa nos dias realmente secos, deve limpá-lo antes do uso.

- Publicidade -

“Se o aparelho estiver sujo, ele vai umidificar, mas vai jogar poeira, mofo, bactéria para o ar. Isso pode desencadear alguma crise alérgica ou de asma. Antes de usar, principalmente se estiver guardado há muito tempo, é importante higienizar adequadamente o aparelho. Eu sempre recomendo a cada dois dias no máximo fazer a limpeza”, explicou o biólogo Bruno Benetti.

Outras dicas para enfrentar o tempo seco

  • Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
  • Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia.
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
  • Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
  • Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.
  • Caso a pessoa apresente tosse intensa, aumento de catarro, chiado e falta de ar, é recomendável procurar atendimento médico.

Com informações de Talita Nonato/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA

Desfile de 7 de Setembro em Nova Odessa terá novo local

51º Salão de Humor de Piracicaba começa hoje; veja até quando visitar

- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Assistente de Mídias Digitais no ACidade ON Campinas. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -